Saiu o aguardado Edital para o Concurso ao Quadro de Saúde do Exército Brasileiro. São 162 vagas que englobam Médicos (152), Farmacêuticos (5) e Dentistas (5). A oportunidade é imperdível para estes profissionais que desejam a estabilidade que só a carreira militar pode oferecer. O Edital foi publicado hoje no Diário Oficial da União. Entre os benefícios da carreira de Oficial da Saúde, vale destacar que ao final do curso o militar sairá já no posto de Primeiro-Tenente, mas terá a possibilidade de ascensão – ao longo da carreira – até o posto de General de Divisão (Generalato) onde poderá se aposentar (reserva) com remuneração líquida superior a R$ 21.000,00.
O valor da taxa de inscrição para o concurso é de R$150,00 (cento e cinquenta reais) que será efetuado por intermédio da rede bancária até a data do vencimento expressa no respectivo documento bancário.
As inscrições estarão abertas das 10h00min de 12 JUN 23 às 15h00min de 02 AGO 23 (horário de Brasília).
OBS: A leitura e compreensão de todas as etapas contidas no Edital são vitais para o cumprimento do cronograma e organização do candidato. Leia na íntegra o Edital para evitar dúvidas e prejuízos oriundos da falta de informações. A Revista Sociedade Militar é um veículo de imprensa destinado a veicular notícias sobre concursos e fatos ligados ao meio militar, porém não se responsabiliza por quaisquer prejuízos resultantes do descumprimento de qualquer etapa contida no Edital do concurso em pauta.
Fases e Etapas do Concurso
I – Primeira etapa: Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos; e
II – Segunda etapa, composta das seguintes fases:
a) Verificação documental preliminar: não possui caráter eliminatório nem classificatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado no EI (classificado e majorado);
b) Inspeção de Saúde (IS): de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado no EI (classificado e majorado, quando convocado);
c) Exame de Aptidão Física (EAF): de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelo candidato aprovado no EI e apto na IS (classificado e majorado, quando convocado);
d) Avaliação Psicológica (Avl Psc), de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelo candidato aprovado no EI, e apto na IS e no EAF; e
e) Revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula: de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado nas fases anteriores, no procedimento de heteroidentificação, caso optado por concorrer às vagas reservadas a candidatos negros, e classificado dentro do número de vagas previstas pelo Estado-Maior do Exército (EME).
§ 1º O candidato que se autodeclarou negro e optou por concorrer às vagas reservadas a candidato negro, será submetido a uma Comissão, denominada Comissão de Heteroidentificação Complementar (CHC), para confirmação da veracidade da declaração supracitada, independentemente de ter sido convocado para as vagas reservadas ou para as vagas da ampla concorrência..
§ 2º A heteroidentificação não configura uma fase ou etapa do CA, sendo, tão somente, destinada à confirmação, ou não, de uma informação prestada pelo candidato por ocasião de sua inscrição.
Das vagas
Sobre o Exame Intelectual (EI)
O EXAME INTELECTUAL, para o candidato ao CFO/S Sau, constitui-se de 1 (uma) prova escrita, impressa em um caderno de questões, contendo 60 (sessenta) itens distribuídos em 2 (duas) partes:
I – 1ª parte: prova de Conhecimentos Gerais, comum aos candidatos, contendo 20 (vinte) itens objetivos, num valor de 10,000 (dez vírgula zero zero zero) pontos, distribuída do seguinte modo:
a) para os CFO Med: assuntos básicos de Medicina (conforme estabelecido na relação de assuntos e bibliografia indicados para o EI), no valor de 10,000 (dez vírgula zero zero zero) pontos;
b) para os CFO Dent: assuntos básicos de Odontologia (conforme estabelecido na relação de assuntos e bibliografia indicados para o EI), no valor de 10,000 (dez vírgula zero zero zero) pontos; e
c) para o CFO Farm: assuntos básicos de Farmácia e legislação específica (conforme estabelecido na relação de assuntos e bibliografia indicados para o EI), num valor total de 10,000 (dez vírgula zero zero zero) pontos.
II – 2ª parte: prova de Conhecimentos Específicos, por especialidade (conforme estabelecido na relação de assuntos e bibliografia indicados para o EI) a que se destina o candidato, contendo 40 (quarenta) itens objetivos. Atribui-se a esta parte um valor total de 10,000 (dez vírgula zero zero zero) pontos.
§ 1º O EI realizar-se-á em um único dia, tendo duração total de 4h (quatro horas).
§ 2º A relação de assuntos e a bibliografia indicadas para o EI estarão disponibilizadas no endereço eletrônico “www.esfcex.eb.mil.br”, constituindo-se na base para a elaboração e correção das questões propostas e seus respectivos itens.