Militares da Coreia do Sul e dos Estados Unidos realizaram nesta semana enormes exercícios com fogo real perto da fronteira com a Coreia do Norte, contrariando as repetidas ameaças do país vizinho de que não toleraria o que chama de “ensaio para uma invasão”.
Os exercícios, a primeira de cinco rodadas de exercícios de fogo real que serão realizados até meados de junho, marcam os 70 anos desde o início da aliança militar entre A Coreia do Sul e os Estados Unidos. Via de regra, a Coreia do Norte normalmente reage agressivamente a esse tipo de exercício, que considera provocação. Tais reações podem incluir desde exercícios militares similares ou até mesmo testes de mísseis balísticos.
Programa de mísseis Norte-coreano em franco crescimento
Desde o início de 2022, a Coreia do Norte realizou mais de 100 testes de mísseis. Kim Jong-Un diz que os testes são apenas uma resposta aos exercícios militares entre os EUA e a Coreia do Sul. No entanto, observadores militares já alertaram que a Coreia do Norte provavelmente irá avançar no desenvolvimento de suas armas e, com isso, obter maiores concessões de seus rivais em uma eventual diplomacia futura.
Fonte: Associated Press