José Joaquim de Brito nasceu a 16 de abril de 1871 em Loulé, São Clemente, Algarve, Portugal. Era filho de Francisco José Fonseca e Maria de Brito. Tinha olhos descritos como “cinzentos” e cabelos castanhos. Sua esposa se chamava Mariana Teresa do Carmo.
O português embarcou no Titanic na cidade de Southampton, como passageiro de segunda classe era. Anteriormente, trabalhava em uma loja chamada “Loja de Japão” que vendia fantasias de carnaval e artigos exóticos.
O passageiro já havia trabalhado na Itália como vendedor. Trabalhou também, nos últimos dois anos de sua vida, na banca Pinto Leite & Nephews, com escritórios em Manchester, Liverpool e Londres. Isso explicaria porque estava na Inglaterra, naquele tempo.
O português comprou o bilhete de nújmero 244360 por 13 libras. Hoje, esse valor seria o equivalente a mais de 14.000 libras, ou ainda, a bagatela de R$9.000,00.
Família brasileira
O português era um dos 4 portugueses embarcados que iriam tentar a vida em outros países. Chegando em Nova York, Joaquim deveria trocaria de barco para chegar ao seu destino final, São Paulo. Outros três portugueses no navio, José Neto Jardim, Manuel Gonçalves Estanislau e Domingos Fernandes Coelho estavam na 3ª classe.
Joaquim José já havia trabalhado e morado em São Paulo. Nesta viagem, via Nova York, o português buscava voltar pra cá para se juntar a sua família.
Infelizmente, o homem de 41 anos morreu no naufrágio. No entanto, seu corpo, assim como dos outros quatro passageiros portugueses, nunca foi identificado.
Nos arquivos da Cruz Vermelha, consta a seguinte informação: “Perdeu-se um jovem, deixando uma tia idosa dependente em Portugal, trabalhando como ‘criada sem salário’, e o pai idoso dependente no Brasil.” Todos os fatos do caso foram enviados ao Comitê Inglês sob cuidados de sua tia. O valor de $100 foi enviado para ajuda de emergência à Cruz Vermelha local no Brasil, para serem usados em benefício do pai. O valor seria o equivalente hoje a aproximadamente R$15.000,00.
Ou seja, Joaquim José deixou uma tia dependente em Portugal, além do pai idoso dependente no Brasil.
Não há mais informações sobre José Joaquim de Brito. Seu pai, já idoso, morreu em terras brasileiras, e não tinha irmãos ou outros dependentes imediatos.
Lendário naufrágio
O Titanic foi, inegavelmente, um dos mais famosos desastres marítimos da história. Estima-se que, no total, tenham falecido cerca de 1.500 pessoas, com toda a certeza, uma tragédia.
Quanto à nacionalidade das vítimas, na maioria eram, principalmente, britânicos e irlandeses, já que o Titanic era um navio britânico que fazia a travessia entre a Inglaterra e Nova York, nos Estados Unidos. No entanto, também havia passageiros de outras nacionalidades, como americanos, canadenses, franceses, portugueses, italianos, entre outros.
Fonte: Encyclopedia Titanica