A barragem de Kakhovka tem sido alvo de muita controvérsia nas últimas semanas, principalmente por conta das alegações de que a Rússia estaria por trás da sua destruição, no começo deste mês. Com a destruição da represa, cerca de 70% de toda a água do reservatório se espalhou por áreas residenciais próximas.
O colapso da represa causou um desastre ambiental enorme, impactando o abastecimento de alimentos e água potável, além da vida selvagem da região.
Um fator interessante, no entanto, é que a medida que a água recua, crânios de soldados alemães da Segunda Guerra Mundial estão aparecendo no meio do barro.
Identificação dos corpos
No vídeo original, é possível ver que alguns dos crânios ainda estão usando capacetes militares semelhantes aos usados pelos soldados da Wehrmacht durante a chamada Grande Guerra Patriótica.
Historiadores ucranianos acreditam que os restos mortais são da Batalha do Dnieper, que foi travada na região durante a Segunda Guerra Mundial. Foi uma das maiores campanhas ocorridas durante o conflito, quando 2,6 milhões de soldados do Exército Vermelho enfrentaram 1,1 milhão de alemães.
Falando ao The Guardian, Oleksii Kokot, especialista em relíquias militares alemãs ucranianas, disse que “os soldados alemães mortos foram deixados pra trás, nos campos”.
Se os restos mortais forem mesmo de soldados da Wehrmacht, sua recuperação será feita pela Comissão Alemã de Túmulos de Guerra.
Fontes: The Guardian / Twitter