Matéria publicada recentemente na Revista Sociedade Militar informou que o portal de internet chinês SOHU listou as Forças Armadas que segundo o site seriam as piores do mundo em relação ao desempenho militar em combate.
O artigo do Portal SOHU enumera características negativas de membros das Forças Armadas de 4 países, que para o site são os piores do planeta no que diz respeito à capacidade de combate: Coreia do Sul, Arábia Saudita, Itália e Brasil.
O curioso dessa “opinião” do Portal chinês é que o relacionamento entre o Exército Popular da China e o Exército de Caxias é bastante estreito, como se pode perceber pelo resultado de uma simples busca no site da Força terrestre brasileira.
Por várias vezes houve interrelacionamento produtivo e amigável entre os dois países no campo das ciências militares, inclusive em treinamentos.
TELHADO DE VIDRO
Ficamos sabendo, por exemplo, que de 26 de outubro a 17 de novembro de 2015, uma equipe composta pelo Capitão Charles Paulo Araújo, do 1º Batalhão de Infantaria de Selva, pelo Capitão Derek Rondon Brasil, do Centro de Instrução de Guerra na Selva, pelo Subtenente Mário Pacheco Cordeiro Alves, do Comando de Fronteira de Roraima e 7º Batalhão de Infantaria de Selva, e pelo Subtenente Clemilson Alves de Lima, da Companhia de Comando da 12ª Região Militar, ministrou um Estágio de Operações na Selva para um efetivo de 50 Cadetes de Forças Especiais, na Academia de Forças Especiais do Exército Popular de Libertação, situada na cidade de Guangzhou, na China.
O Estágio constou de mais de 200 horas de instrução, distribuídas em quatro fases: Vida na Selva, Técnicas Especiais, Módulo Didático de Patrulha e Operações. Essa foi a primeira participação de uma equipe de instrutores de Operações na Selva do Brasil em solo chinês.
Trecho da matéria do Portal SOHU critica a atuação brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. A reportagem começa dizendo que “o quarto lugar [do ranking de piores exércitos] é o Brasil, um país bem conhecido no mundo”. Em seguida: “Pode-se dizer que o Brasil joga muito bem futebol. No entanto, não é muito bom em coisas como travar guerras.”
Cruzando a informação factual de 2015 com a opinião do Portal de notícias, podemos concluir que treinar os chineses em guerra na selva deve ter sido uma experiência enriquecedora para o “quarto pior exército do mundo”.