O mais recente concurso do Exército Brasileiro para admissão aos cursos de graduação pelo IME, o Instituto Militar de Engenharia, está oficialmente aberto. Serão 114 vagas no total, para jovens de ambos os sexos. As inscrições começaram esta semana e se encerram no dia 10 de julho de 2023.
As vagas são distribuídas entre 87 postos de nível médio para os interessados em graduar-se e 27 postos para engenheiros já formados. Os cursos de graduação têm duração de cinco anos letivos e se concentram em seis seções ensino: fortificação e construção, elétrica, mecânica e materiais, química, cartografia e computação.
Já para os engenheiros já formados, o curso terá duração de um ano apenas.
As inscrições podem ser feitas diretamente pela internet. O edital com todos os detalhes está disponível neste link.
Requisitos básicos
Podem se inscrever para o Concurso de Admissão ao IME candidatos de ambos os sexos. É necessário ter no mínimo dezesseis anos de idade, completados até 31 de dezembro deste ano, e no máximo vinte e dois anos de idade. Os homens devem ter no mínimo 1,60m de altura. Já as mulheres, pelo menos 1,55m.
Além disso, é necessário preencher outros requisitos básicos:
- ser brasileiro nato;
- ter concluído, até o ato da matrícula, curso do Ensino Médio ou equivalente;
- estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, se do sexo masculino e maior de dezoito anos de idade;
- estar em dia com suas obrigações perante a Justiça Eleitoral;
- não apresentar tatuagens que faça alusão a ideologias terroristas ou extremistas contrárias às instituições democráticas, a violências, a crimes, a ideias ou a atos libidinosos, a discriminações ou a preconceito de raça, de credo, de sexo ou de origem ou, ainda, a ideias ou a atos ofensivos às Forças Armadas;
Confira outros requisitos no edital oficial do IME.
Distribuição das vagas
No caso do concurso para engenheiros já graduados, os aprovados realizarão curso de formação durante um ano antes de começar a trabalhar. A remuneração inicial é de R$ 8.245,00. Há dez opções de especialidades:
- computação (7 vagas);
- comunicações (1 vaga);
- eletrônico (1 vaga);
- eletricista (3 vagas);
- fortificação e construção civil (9 vagas);
- materiais (1 vaga);
- mecânica (2 vaga);
- químico (1 vaga);
- produção (1 vaga);
- aeronáutico (1 vaga).