A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro – Brigada Guarani, após um intenso período de treinamento e exercícios de simulação, foi declarada certificada para atuar em qualquer cenário de Defesa da Pátria.
O estado de prontidão e a inspeção foram feitas pelo General de Brigada, Marcos Americo Vieira Pessôa. A certificação ocorreu após a conclusão do exercício “Simulação Viva”, que teve lugar em várias cidades do oeste do Paraná.
O exercício “Simulação Viva” é a última fase de certificação da Força de Prontidão (FORPRON) da Brigada. Esta etapa crucial abrange operações de marcha para combate com ocupação de regiões de destino, ataque coordenado para isolamento de área e investimento em localidade.
Através do uso de dispositivos de simulação tática, a tropa teve a oportunidade de ampliar o realismo da atividade, sendo assim melhor preparada para uma resposta imediata em cenários variados.
Participaram desta fase do treinamento mais de 1.500 militares e 250 viaturas, além de oficiais avaliadores do Centro de Adestramento Sul (CA-Sul) e unidades de apoio especializadas, como o Comando de Defesa Antiaérea, 1º Batalhão de Guerra Eletrônica, Comando de Defesa Cibernética e o 1º Batalhão de Inteligência Militar.
Com a conclusão do treinamento, a Brigada Guarani recebeu a certificação oficial como Força de Prontidão do Exército Brasileiro, reafirmando sua capacidade de atuar em qualquer cenário de emprego na Defesa da Pátria.
Fonte: 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.