O portal sohu.com definitivamente não é pequeno. A empresa, primeira colocada no país no quesito veiculação de conteúdo pela internet, que raramente entra em choque com as políticas implementadas pelo poderoso Partido Comunista da República Popular da China, foi bastante mencionada no Brasil após publicação, feita pela Revista Sociedade Militar, de um artigo onde citou o sohu por ter classificado os militares brasileiros como os quartos piores do planeta em capacidade de combate.
O artigo foi clonado por diversos portais da internet e gerou indignação em muita gente nos quartéis, na medida em que justamente a partir desse início do governo Lula os militares do Brasil tem cada vez mais buscado estreitar laços de amizade e cooperação com os chineses.
A empresa, criada em 1999, está longe de ser pequena. Em 2008 foi a detentora dos direitos de veiculação pela internet dos jogos olímpicos e a partir da vitória de Lula tem alimentado os chineses com seguidos artigos defendendo uma aliança entre o governo Lula e a República Popular da China.
Em abril, pouco depois da visita de Lula a Xi Jinping, líder chinês, em apoio à interação com o Brasil, o sohu.com publicou um artigo deixando claro que o aumento nos valores do visto para brasileiros entrarem nos Estados Unidos teria sido uma represália contra o Brasil por ter assinado acordos de cooperação com os chineses.
“A vingança da América não demorou a chegar. A embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou um comunicado de que vai reajustar as taxas de visto para brasileiros que vão para os EUA…” diZ artigo no sohu
“Brasil! Embaixada dos EUA no Brasil: Aumenta a taxa de visto para brasileiros irem aos Estados Unidos!
“2023-04-18 15:26 … O Brasil visitou a China uma vez e os Estados Unidos começaram a atacar o Brasil! A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu um comunicado: A partir de 30 de maio, a taxa de visto para brasileiros que vão para os EUA aumentará dos atuais $ 160 para $ 185! Segundo fontes da Casa Branca, a visita do Brasil à China acelerou o processo de desdolarização, e os Estados Unidos estão muito insatisfeitos. O aumento das taxas de visto é apenas o primeiro passo, e haverá sanções econômicas e repressão ao Brasil no futuro…”
Em outro texto, também em abril, o site reforça a suposta insatisfação dos EUA
“ Várias notas em sites chineses sugerem que ao posicionamento do Brasil não só em relação à China mas também no que diz respeito ao conflito entre Rússia e Ucrânia podem ampliar a insatisfação dos EUA.”
Continuaremos acompanhando.