O Ministério da Defesa da Rússia divulgou um vídeo em que mostra veículos blindados ucranianos, incluindo pelo menos um tanque Leopard de fabricação alemã, sendo imediatamente destruídos por mísseis. A filmagem, que parece ter sido filmada por meio do sistema de mira de um helicóptero de ataque Ka-52 Alligator, mostra mísseis guiados antitanque sendo disparados contra o que se suponha serem equipamentos militares utilizados pelo Exército Ucraniano.
A filmagem, que pode ser vista no tweet no final desta matéria, foi divulgada pela mídia estatal russa RIA Novosti ontem pela manhã.
O vídeo completo contém dois clipes diferentes. O primeiro mostra vários veículos em campo aberto, um dos quais aparece sendo destruído por um míssil. A segunda parte mostra um objeto indiscernível também sendo atingido por um míssil russo.
Contudo, os alvos não passavam de equipamentos agrícolas civis comuns.
Baixas civis
Embora os clipes sejam de qualidade muito baixa, especialistas e observadores foram rápidos em apontar características visíveis e distintas nos veículos na primeira parte da filmagem, que os mostra como colheitadeiras e pulverizadores agrícolas. A princípio, observadores independentes apontaram que o equipamento que aparece na primeira parte da filmagem é muito parecido com um pulverizador John Deere modelo 4830.
Não está claro, no entanto, se haviam pessoas dentro dos veículos no momento das explosões.
Além disso, também não há nenhuma evidência, até a publicação dessa matéria, para substanciar quaisquer perdas de tanques Leopard ucranianos durante a guerra.
O Tweet com a filmagem completa logo abaixo:
https://twitter.com/i/status/1666088205358354432
Fontes: Twitter / Warzone / Yahoo