A instituição de caridade B-17 Preservation, responsável pela manutenção do último B-17 Flying Fortress de toda a Europa, anunciou hoje que a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, a CAA, concedeu permissão para a aeronave retomar os voos.
A pequena cidade de Duxford, na Inglaterra, é o lar de Sally B. Sally B não apenas é a última aeronave B-17 do Reino Unido, como também de todo o continente europeu. A organização B-17 Preservation, criada em 1979 por Elly Sallingboe e Ted White, foi criada principalmente para arrecadar fundos que permitam continuar operando sua única Fortaleza Voadora.
Elly Sallingboe, a piloto da aeronave, expressou alegria e satisfação ao receber a aprovação para retomar as operações de vôo. Em um comentário à BBC, Sallingboe disse: “Fiquei absolutamente encantada. Acho que até chorei.”
Embora o B-17 no Reino Unido não esteja autorizado a transportar passageiros, o avião participa ativamente de diversos shows aéreos. Após passar por testes de voo e treinamento da tripulação, o B-17 já está está programado para fazer uma aguardada aparição pública no próximo Duxford Summer Air Show.
A Fortaleza Voadora
O Boeing B-17 Flying Fortress foi um icônico bombardeiro pesado quadrimotor desenvolvido na década de 1930. Foi usado principalmente pela Força Aérea do Exército dos Estados Unidos, a USAAF.
A aeronave é um incrível feito de engenharia da sua época. O B-17 possui uma impressionante velocidade e capacidade de voar em alta altitude em comparação com outros bombardeiros da época.
Como vanguarda da campanha de bombardeio de precisão à plena luz do dia da USAAF, o B-17 provou ser fundamental para alcançar objetivos estratégicos durante a Segunda Guerra Mundial. Seu formidável poder de fogo, com um total de 13 metralhadoras à bordo, rendeu-lhe o apelido de “Fortaleza Voadora”.
Além disso, a reputação do B-17 como um bombardeiro temível foi ainda mais solidificada por sua distinção como a aeronave responsável por lançar o maior número de bombas durante toda a guerra.
Em relação ao volume de produção, classifica-se atualmente como o terceiro bombardeiro mais produzido da história. Apenas o americano Consolidated B-24 Liberator e o bimotor Junkers Ju 88, da Alemanha de Hitler, superaram o número de B-17 produzidos.