Não eram nem 4 da manhã e uma gigantesca fila já havia se formado sob o frio congelante do inverno em Moscou. E não era por menos. Era janeiro de 1990 e o McDonalds abria seu primeiro restaurante na já agonizante União Soviética, tornando-se uma das poucas empresas ocidentais a romper a chamada Cortina de Ferro.
A chegada da franquia americana em Moscou não era apenas uma simples inauguração de um restaurante, mas marcava o início de uma nova era na economia do país.
Os russos já eram bem acostumados a essa situação. Durante a União Soviética, era preciso pegar filas diárias para adquirir todo tipo de bens. No entanto, aquela não era uma fila comum. Nem mesmo, uma manhã comum. Naquele dia, os moscovitas tinham a chance de experimentar, pela primeira vez, uma criação quase alienígena: o Big Mac.
“Incomum e delicioso”
Naquela época, os russos sentiam fome. Muita fome. Literalmente. Os mercados frequentemente ficavam sem comida e careciam da maioria dos produtos que existiam no mundo ocidental.
Na ocasião, um lanche no McDonald’s custava metade do salário de um dia de trabalho. Uma mulher local, no entanto, não se arrependeu do investimento. Em declaração ao reporter da CBS News, a moscovita disse que o hamburger era “incomum… e delicioso”.
“Estamos todos famintos nesta cidade”, prosseguiu a mulher. “Precisamos de mais desses lugares. Não há nada em nossas lojas ou restaurantes.” O McDonald’s acabou tendo que ficar aberto várias horas após o horário oficial de fechamento devido à alta demanda, atendendo a impressionante marca de 30 mil clientes no dia de abertura. O número foi um recorde para a icônica rede americana.
O impacto do McDonald’s na Rússia foi imenso. A chegada do restaurante foi considerada uma vitória para o capitalismo e uma confirmação da nova direção política que o país estava tomando.
Fim de uma era
Claro, nos 32 anos desde então, a Rússia se tornou um paraíso capitalista, repleta de milhares de marcas ocidentais e investimentos estrangeiros. Mas nas semanas seguintes à invasão da Ucrânia pelo presidente russo, Vladimir Putin, a maioria dessas marcas fechou suas portas.
Assim, as cenas de 1990 quase se repetiram três décadas depois, embora em um contexto muito diferente. Quando o McDonald’s anunciou o fechamento de seus mais de 800 restaurantes na Rússia, no início de março do ano passado, longas filas foram vistas do lado de fora de suas instalações.
A marca foi substituída pela Vkusno i tochka (“Saboroso e pronto”). O novo restaurante oferece substituições para todos os itens do menu, mas a maioria dos itens apenas trocou de nome.