Dez pessoas ligadas ao garimpo ilegal se entregaram após uma operação conjunta da Operação Ágata Fronteira Norte, com a participação do Exército Brasileiro. O fato se deu na na Terra Indígena Yanomami, na região conhecida como Homoxi.
Os indivíduos detidos foram transportados para a Base Aérea de Boa Vista em duas aeronaves C-98 Caravan e conduzidos à sede da Polícia Federal em Boa Vista, Roraima.
Esforço coordenado entre agências
No domingo, 23, por volta das 12h, quatro pessoas se entregaram após a ação realizada na área de Homoxi. Na segunda-feira, 24, por volta das 10h, outras seis pessoas dirigiram-se à base da Operação Homoxi e também se entregaram. De acordo com os detidos, após a última intervenção das Forças Armadas, não há mais garimpos ativos na região.
A Operação Ágata Fronteira Norte é um esforço coordenado entre as Forças Armadas, as agências e os órgãos de segurança pública, conforme estabelecido pelo Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023. Desde o início deste ano, as Forças Armadas apoiou e realizou a prisão e o transporte de 87 garimpeiros ilegais para Boa Vista.
Fonte: Exército Brasileiro