A agência de notícias Xinhua informou que o Projeto da Ferrovia Leste-Oeste do Brasil, que será construído pela China Railway No. 10 Bureau Brazil Co., Ltd., finalmente foi lançado. A empresa realizou uma cerimônia de inauguração em Ilhéus, Bahia, nesta semana. O presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva compareceu ao evento.
Lula disse em seu discurso que a construção de uma ferrovia ligando leste e oeste é um desejo antigo do povo baiano, que pode promover o crescimento do emprego local, além de grande desenvolvimento econômico.
Li Haifeng, gerente geral da China Railway No. 10 Bureau, disse que acompanhia fará uma obra da mais alta qualidade.
Projeto ambicioso
A Ferrovia Leste-Oeste será a principal artéria que ligará o transporte terrestre e costeiro do Brasil. A obra será interligada com a Ferrovia Norte-Sul, com extensão total de cerca de 1.500 quilômetros. Após a conclusão da ferrovia, o volume anual de transporte de carga pode chegar a 60 milhões de toneladas, o que melhorará muito a infraestrutura de transporte no país e ajudará no desenvolvimento da indústria de mineração e agricultura nas regiões central e oeste do país.
A China Railway No. 10 Bureau é a responsável pela construção da primeira seção da primeira seção, com 537 quilômetros. A construção levará aproximadamente 36 meses.