Duas pessoas morreram em um confronto entre o movimento xiita libanês Hezbollah e moradores de uma cidade cristã no centro do Líbano. O tiroteio teria começado depois que moradores se aproximaram de um caminhão do movimento xiita, que havia capotado na rua.
Esse foi o pior enfrentamento entre o Hezbollah e seus oponentes no Líbano desde o início dos combates em Beirute, há dois anos.
O caminhão que o Hezbollah alega ser de sua propriedade capotou em uma descida perto da cidade montanhosa de Kahaleh, na noite desta quarta-feira. Os moradores da cidade rapidamente fecharam a estrada e se aproximaram do veículo.
Caminhão estaria transportando armas
O grupo armado Hezbollah, que domina militarmente o Líbano, disse que um dos mortos era seu integrante. Os xiitas acusam “milícias” de terem atacado o caminhão primeiro. Autoridades locais disseram que a outra pessoa morta era um residente cristão da cidade, que fica 12 quilômetros a sudeste da capital Beirute.
Não há detalhes sobre o conteúdo do caminhão, mas as Forças Libanesas, partido cristão contrário ao Hezbollah, acusam o grupo de usar o veículo para o transporte ilegal de armas.
Posteriormente, um porta-voz do Hezbollah confirmou ao jornal libanês “L’Orient le Jour” que o veículo pertencia ao movimento, sem fornecer mais detalhes sobre sua carga. As emissoras libanesas “Al Jadeed” e “Mtv Lebanon” transmitiram alguns vídeos mostrando homens à paisana atirando perto do caminhão, enquanto o exército era mobilizado para tentar acalmar a situação.
O homem local que morreu no incidente foi identificado como Fadi Bejjani, de 64 anos.
Confira trecho do vídeo no tweet abaixo.
https://twitter.com/i/status/1689334089726193664
Fonte: Agenzia Nova / Al Jazeera / L’Orient le Jour / TV Aljadeed / MTV Lebanon