Mais de 100 aviadores e soldados da Guarda Nacional de Nova York participam de duas missões de treinamento em agosto aqui no Brasil como parte do Programa de Parceria Estatal da Guarda Nacional dos Estados Unidos. Além disso, quinze médicos também da Guarda Nacional participarão de um exercício de resposta a crises humanitárias.
Os americanos estarão entre os 125 soldados estrangeiros de 15 países que participam deste exercício. Os militares participantes fazem parte da Conferência dos Exércitos Americanos, atualmente presidida pelo Brasil.
A operação, chamada Operação Paraná III, acontece até o dia 18 de agosto. Para o exercício, o Exército Brasileiro designou 1.700 soldados, 13 barcos de patrulha e quatro helicópteros, de acordo com a capitã Stephanie Fernandez, uma das planejadoras da operação.
Simulação de Desastres Naturais e Resgate
Os militares brasileiros dizem que o exercício simulará respostas a desastres naturais, operando hospitais de campanha, resgatando pessoas de enchentes e deslizamentos de terra, além de fornecer ajuda médica de emergência, comida e água aos sobreviventes.
Este é o terceiro ano em que os militares brasileiros realizam esse exercício. Este ano, o Exécito Brasileiro está integrando ajuda estrangeira de divgersos países. Tropas do México, Espanha, Portugal e Colômbia também fazem parte da operação.
Entre os dias 16 a 27 de agosto, os cem aviadores da Guarda Aérea Nacional de Nova York serão deslocados para Campo Grande, para participar da Operação Tapio, um exercício de treinamento de busca e resgate em combate.
A maioria dos aviadores vem da 106º Rescue Wing, especializada em operações de busca e salvamento.
O 106º enviará dois helicópteros de resgate HH-60G Pave Hawk e uma aeronave de busca e resgate HC-103J Combat King II para auxiliar na missão de treinamento.
A Guarda Nacional de Nova York mantém uma relação de treinamento e intercâmbio do State Partnership Program com o Brasil desde 2019.
Fontes: Exército Brasileiro / Air National Guard