A Organização Indiana de Pesquisa Espacial, a ISRO, postou essa semana as primeiras imagens e vídeos de seu rover lunar. A ISRO pousou com sucesso seu módulo lunar Chandrayaan-3, no pólo sul da Lua, na semana passada.
As postagens incluem imagens da saída do rover do módulo lunar e seus primeiros metros navegando sobre o satélite, além de dados dos instrumentos da missão.
O primeiro vídeo do rover, postado na sexta-feira, mostra o Pragyan saindo do módulo de pouso Chandrayaan-3 por uma rampa. A ISRO também postou um vídeo que inclui imagens do módulo lunar se aproximando de seu local de pouso.
Ponto de partida para futuras missões
Os objetivos da Índia para a sua missão lunar eram, primeiramente, pousar com sucesso na Lua. Com isso, o país demonstrou finalmente que tem capacidade para conduzir um veículo espacial à superfície lunar. Agora, a ISRO deseja “realizar experiências científicas in-situ” utilizando instrumentos no veículo espacial e no próprio módulo de alunissagem.
Tanto o módulo de pouso quanto o rover estão equipados para fazer diversas medições do ambiente lunar. Usando uma das cargas úteis do módulo de pouso, os cientistas indianos obtiveram dados de temperatura da superfície lunar. Os dados, coletados com uma sonda inserida cerca de oito centímetros sob o solo, mostram mudanças drásticas de temperatura entre a superfície lunar e o solo subterrâneo.
Fonte: ISRO