O presidente de um comitê de apoio à Otan fez uma declaração curiosa essa semana, falando sobre a reunião dos BRICS, na África do Sul. Após se revoltar com a participação do Brasil e com as declarações do presidente Lula durante a cúpula, o austríaco Gunther Fehlinger usou suas redes sociais para fazer ameaças separatistas ao Brasil.
Em uma série de postagens, Fehlinger escreveu que os países da Otan deveriam “desmantelar” as “nações hostis ao mundo livre”. Em seguida, o austríaco postou diversos mapas de um Brasil hipotético, separado por novas fronteiras internas desenhadas aparentemente sem nenhum critério político ou geográfico.
Fehlinger ainda declarou que os BRICS seriam uma “ONU paralela” e que sua função seria principalmente dar apoio ao “ditador russo Vladimir Putin”.
“Lula é socialista e corrupto”
Em outra postagem, Fehlinger insinua que o Brasil é inimigo do “mundo livre”: “[…]O socialista e corrupto Lula não é a esperança do Mundo Livre, mas conduzirá o Brasil na mesma direção que Rússia, China, Irã”. Na sequência, ameaça: “Deixo bem claro que se você, Lula, aderir ao eixo hostil do Genocídio, farei um chamado para desmantelar o Brasil”.
A lamentável postagem vem acompanhada de um novo mapa do Brasil redesenhado por Fehlinger. O mapa divide o país em 4 partes: Recife, Amazonia, Pedronia e Brasil. Não ficou claro como Fehlinger pretende fazer isso, quais critérios usou e, sobretudo, como acredita que essa nova composição geográfica brasileira iria funcionar.
No entanto, essa não foi a única postagem feita pelo austríaco dividindo o país. Fehlinger parecia inegavelmente decidido a desenhar diversas configurações geográficas para o Brasil. Em um terceiro tweet, Fehlinger diz: “Apelo ao povo livre do Brasil para desmantelar o aliado genocida e socialista da Rússia no BRICS liderado por Lula, em 5 novos estados melhores e livres que possam entrar na OTAN, OCDE e Mercosul.”
Vale lembrar que a OTAN não permite que países do hemisfério sul se tornem membros oficiais da aliança.
Repercussão e “Vampetaço”
Com a repercussão das postagens, os internautas brasileiros certamente não perdoaram. De respostas indignadas aos memes mais humorosos, o assunto eventualmente ganhou força, atingindo o grande público. Assim, alguns internautas mais indignados ameaçaram realizar um “vampetaço” no perfil de Fehlinger. Um “vampetaço” consiste em usar fotos do ex-jogador Vampeta nu como publicação nas redes sociais de alguém ou alguma organização, com o intuito principalmente de incomodar a “vítima”. Nesse caso, o alvo seria o perfil do austríaco.
“Não podemos aceitar um gringo vir aqui com propostas separatistas! Bora se mexer?”, sugeriu um internauta. “O mínimo que esse cara merece é um vampetaço”, ameaçou outro. “O gringo mexeu com o Brasil. O Brasil é o Talibã da internet.”, ironizou um terceiro.
Pela reação dos internautas, parece que o sonho de Fehlinger, entretanto, vai ter que esperar um pouco. Por outro lado, é possível que logo, logo, o austríaco conheça sobretudo o lado mais bem humorado do brasileiro e seja brindado com um “vampetaço”.