O ataque da Ucrânia ao dois navios da Frota Russa do Mar Negro pode ser considerado um grande sucesso. Isso porque o navio de assalto Minsk e o submarino a diesel Rostov-on-Don foram severamente danificados pelo bombardeio, realizado enquanto ambas embarcações estavam em uma doca seca.
A destruição de um submarino é uma situação única, conforme escreveu o Defense Express.
Segundo o portal, a única maneira de atingir um submarino russo seria destruí-lo quando estivesse na superfície. Por isso, esse tipo de embarcação é um alvo extremamente difícil.
O ataque foi imensamente comemorado na Ucrânia e foi considerado um grande feito tático e militar pelos analistas.
Ataque devastador
“Este é o primeiro uso de mísseis de cruzeiro para destruir um submarino na história”, observa a publicação. Analogamente, o Defense Express sugeriu que o ataque pode ter danificado o submarino além da possibilidade de reparo.
O ataque teria sido realizado utilizando mísseis franco-britânicos do tipo Storm Shadow. O Storm Shadow possui uma ogiva de 450 kg, acionada em dois estágios. Sua tecnologia permite que o explosivo principal seja acionado somente após o míssil atravessar o casco da embarcação, com o propósito de penetrar o mais fundo possível antes de explodir. Por isso, o ataque com esse tipo de armamento é tão devastador.
A Rússia confirmou que houve o ataque, mas não deu detalhes sobre os danos causados.