Os altos oficiais do Exército Brasileiro que exercem as suas atividades no Distrito Federal residem em uma área exclusiva, fortemente protegida e monitorada 24 horas por dia. O local é descrito como privativo e bem localizado pelo próprio Exército Brasileiro.
Conforme informações disponibilizadas em um portal oficial do Exército, esses oficiais desfrutam de uma moradia em localização estratégica. A robusta segurança, que originalmente visa proteger líderes de grandes contingentes militares, curiosamente, em 2022, também os resguardou de pressões sociais relacionadas ao cenário eleitoral.
O site da Prefeitura Militar de Brasília publicou uma síntese sobre como é o local: “A Quadra Residencial de Generais (QRG) localiza-se no Setor Militar Urbano (SMU) nas proximidades do Quartel-General do Exército (QGEx), entre duas principais vias do SMU, Avenida do Exército e Avenida Duque de Caxias. Setor privativo e bem localizado, no qual residem Oficiais Generais de Exército e seus respectivos assistentes. Conta com um parque infantil, pista de cooper, quadras de tênis e vôlei, churrasqueiras e academia equipada para os moradores da quadra, além de um lago ornamental com peixes. A QRG tem uma localização privilegiada por estar próxima ao Clube de Oficiais, a praça Cívica do Quartel-General do Exército, conhecida como praça dos Cristais, o Oratório do Soldado e o Teatro Pedro Calmon.”
Ao longo dos últimos dias muitos leitores têm questionado o motivo dos Oficiais generais pagarem valores tão irrisórios pelo uso dos imóveis em localização tão privilegiada. A resposta é simples, os imóveis são de propriedade da união e são as Forças Armadas que estabelecem o valor cobrado dos mesmos pelos chamados permissionários.
Recentemente surgiram questionamentos sobre os valores pagos pelos Oficiais Generais para residir em tais imóveis. Os imóveis pertencem à União e os valores são estabelecidos pelas Forças Armadas. Para morar nas residências, denominadas Próprio Nacional Residencial (PNR), os generais pagam 5% de seu soldo, que é o salário básico, sem gratificações adicionais.
Um general de Exército tem salário bruto na faixa de 30 mil reais, com cargos comissionados, como o de Comandante do Exército, o salario pode ser maior. Mas seus soldos, sobre os quais incidem descontos e vantagens, são bem menores e isso facilita a possibilidade de pagarem valores menores por facilidades oferecidas pelas próprias Forças Armadas.
Por exemplo: com um soldo de R$ 13.471,00 em 2023 e saláriode cerca de 30 mil reais, um General de Exército atualmente desembolsa R$ 673,00 mensalmente por todas as comodidades e segurança proporcionadas para quem habita na Quadra dos Oficiais Generais.
O Exército estabelece que para residir em apartamentos os oficiais poderão pagar valores menores, 3.5% dos seus soldos.
As residências que existem na suntuosa quadra dos oficiais generais, quem não têm suas dimensões divulgadas, conforme estimativas do Google Earth contam com uma área construída de até 2.000 metros quadrados, sem contar as piscinas que algumas delas possuem. Adicionalmente, há um clube central com uma piscina de 20 metros de comprimento.
Abaixo um extrato de Portaria do Exército Brasileiro especificando qual o percentual pago para uso dos Próprios Nacionais Residenciais.