Conforme noticiado pela Revista Sociedade Militar, o Ministério Público Militar vai averiguar as con dições de atendimento dos hospitais militares, todos comandandos por oficiais generais. A pesquisa será realizada a partir dessa segunda-feira.
De 9 de outubro a 17 de novembro de 2023, o Ministério Público Militar (MPM) realiza Pesquisa de Satisfação sobre os serviços prestados pelos hospitais das Forças Armadas localizados na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Os hospitais avaliados são: Hospital Naval Marcílio Dias, da Marinha; Hospital Central do Exército, do Exército; e Hospital da Força Aérea do Galeão, da Aeronáutica.
A iniciativa é uma etapa do Projeto SAÚDE EM FORMA, desenvolvido pela Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro, que tem por objetivo apurar se o serviço de saúde prestado pelos três maiores hospitais das Forças Armadas na cidade do Rio de Janeiro tem atendido de maneira satisfatória as necessidades dos militares e seus dependentes.
De acordo com o Procedimento Administrativo instaurado pela PJM Rio de Janeiro, para mensuração dos dados coletados na pesquisa será adotado modelo de avaliação similar à sistemática dos estabelecimentos de atenção especializada em saúde, ambulatoriais e hospitalares realizado pelo Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS), que dentre os seus objetivos específicos busca aferir a satisfação dos usuários, incorporando indicadores que meçam o resultado da atenção/assistência prestada pelos estabelecimentos avaliados.
Ainda dentro do Projeto SAÚDE EM FORMA, a Ouvidoria do MPM encaminhou à equipe do Projeto Saúde em Forme os relatos recebidos relacionados aos três hospitais, também os hospitais foram oficiados para que informem se possuem mecanismos onde o usuário pode registrar elogios, críticas ou sugestões, encaminhando os registros, em caso afirmativo, bem como os respectivos andamentos e soluções.
Veja aqui a Portaria da PJM Rio de Janeiro que instaurou o Projeto SAÚDE EM FORMA. RESPONDA A PESQUISA ONLINE