A 110ª brigada mecanizada das Forças Armadas Ucranianas destruiu um veículo blindado de transporte pessoal russo do tipo BTR-50P, junto com um tanque T-64 BV, durante a batalha por Avdiivka, na região de Donbass, na Ucrânia.
O evento marca a primeira perda já documentada de um veículo BTR-50P, o primeiro veículo blindado de transporte de pessoal soviético com origens que remontam à era Stalin.
O desenvolvimento do BTR-50P começou oficialmente em 15 de agosto de 1949. O último modelo desse veículo foi fabricado em 1970.
Projeto pioneiro
O BTR-50P foi projetado para atender a vários critérios, incluindo transporte de tropas e carga, capacidade anfíbia e poder de fogo. Este pioneiro veículo blindado de transporte de pessoal apresentava blindagem à prova de balas com espessuras variando de 6 a 13 mm.
Em 1959, o BTR-50P passou por uma atualização, tornando-se o BTR-50PK com a adição de um teto sobre o compartimento de tropas. O Exército Vermelho projetou essa modificação devido às experiências em combate durante a Revolução Húngara em 1956, que expôs a vulnerabilidade dos soldados no compartimento de tropas aberto, o que facilitava ataques envolvendo granadas ou coqueteis molotov.
Várias outras versões e modificações se seguiram ao longo dos anos. No total, os russos fabricaram aproximadamente 6.500 veículos de diversas modificações durante os anos de produção, de 1954 a 1970.
Fonte: Army Recognition