Ocorrerá entre os dias 6 e 9 de novembro, nas cidades do Rio de Janeiro e Rezende (RJ), a a Conferência de Comandantes dos Exércitos Americanos (CCEA). O evento será organizado pelo Exército Brasileiro e contará com as seguintes delegações: Antígua e Barbuda, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos da América, Guatemala, Guiana, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Espanha, Portugal e Junta Interamericana de Defesa.
Mas, afinal, o que é esse CCEA?
Esta é a quarta vez que o Brasil sedia a CCEA. A Conferência é, em suma, um fórum onde os comandantes dos exércitos das Américas e de mais quatro países convidados se reúnem para debater assuntos pertinentes à América e, obviamente, aos países não-americanos que integram a comitiva. De forma sucinta, a CCEA é um evento diplomático e estratégico, servindo como ponto culminante de outras reuniões realizadas ao longo de um período de dois anos, intervalo entre as edições da Conferência.
A CEA é um fórum de discussão que tem, entre seus objetivos, identificar os temas de interesse mútuo no campo da Defesa, aumentar a cooperação e a integração entre os Exércitos, determinar iniciativas concretas para melhorar a interoperabilidade, tratar de temas específicos e estabelecidos previamente em comum acordo e permitir o contato pessoal entre os Comandantes dos Exércitos integrantes. A CEA possui 29 integrantes, entre exércitos e organismos internacionais.
Programação
A abertura oficial do evento será realizada na segunda-feira, 6, no Rio de Janeiro. Já no dia 7, pela manhã, haverá a Reunião Plenária dos Comandantes dos Exércitos Americanos, na qual será votada a inclusão do Exército de Portugal e aprovados acordos e protocolos elaborados durante o ciclo atual, assim como mudanças no regulamento da Conferência. No turno da tarde, serão desenvolvidas reuniões bilaterais entre os comandantes e representantes de cada exército.
No dia 8 de novembro, os integrantes da CEA acompanharão o apronto operacional das tropas da 1ª Divisão de Exército, na Vila Militar. Na sequência, os comandantes se deslocarão para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), onde será realizada a Cerimônia de Passagem da Presidência da Conferência dos Exércitos Americanos do Exército Brasileiro para o Exército Mexicano.
De modo mais resumido, estes Comandos se reúnem para trocar experiências, debater sobre os temas mais pertinentes e, claro, buscar a construção de um “Exército melhor”. Estrategicamente, estas reuniões servem para destacar os progressos e entraves de cada país diante de suas peculiaridades.
Fonte: Exército Brasileiro.
Texto: Franz Lima