Vários sites sensacionalistas e canais do Youtube têm divulgado que o General de Brigada do Exército Brasileiro, Paulo Edson Santa Barba, que – representando o Brasil – participou do 26º Encontro Regional de Intercâmbio Militar, patrocinado pelas Forças de Defesa da Guiana, teria proferido um discurso duro contra a Venezuela e que teria posicionado o Brasil contra as pretensões da Venezuela de se apropriar de parte da Guiana. Veja o texto que tem sido veiculado:
“General brasileiro participa de fórum na Guiana com militares guaianenses e dá duro recado a Maduro da Venezuela que ameaça invadir o país. O general brasileiro deixou claro que o apoio brasileiro é p a Guiana q pediu ajuda ao Brasil e EUA.“
Essa semana de fat oocorreram reuniões entre militares na Guiana, no país foi celebrado o “Dia dos Parceiros Militares” e ocorreram intercâmbios e reuniões com oficiais de vários países, incluindo o Brasil.
Na verdade são eventos anuais e a despeito da tensão na fronteira da Guiana com a Venezuela, devido ao aumento de tropas venezuelanas, os militares brasileiros presentes, assim como militares de outros países que estavam presentes, não possuíam autorização para emitir qualquer parecer ou firmar um posicionamento sobre a questão.
O Texto oficial das Forças de Segurança da Guiana foi repetido em alguns sites e sutilmente deturpado em vídeos no Youtube com o intuito de relacionar a presença de militares brasileiros no país com a questão entre Guiana e Venezuela. Abaixo o texto original:
“O Chefe de Estado-Maior estendeu recomendações especiais aos adidos militares e representantes da França, Estados Unidos, Índia, China, Brasil, Canadá e Reino Unido. Ele reconheceu o seu compromisso inabalável em promover a cooperação internacional e assistência mútua em questões de defesa e segurança.
O evento serviu como uma plataforma robusta para reforçar os laços de amizade e cooperação que foram cultivados ao longo dos anos e demonstrou a dedicação partilhada para fortalecer a paz e a segurança globais através de esforços colaborativos em defesa e operações militares.
A Força de Defesa da Guiana expressa um profundo apreço pelo apoio duradouro dos seus parceiros militares e enfatiza o compromisso partilhado com a paz e segurança globais. O Dia dos Parceiros Militares é um testemunho dos esforços colaborativos em curso que fortalecem as relações internacionais e contribuem para os esforços de defesa coletiva da Guiana e dos seus estimados aliados.”
O general brasileiro no evento – Paulo Santa Barba – apenas “manifestou o seu prazer de estar na Guiana para o encontro. Ele destacou o significado de partilhar preocupações, intenções e capacidades para garantir a segurança contínua da região. O major-general Santa Barba enfatizou a natureza interligada da segurança regional, afirmando que uma questão que afeta um país poderia ter repercussões para todos.”
Sobre a fala oficial da Guiana Francesa também presente como convidado no evento, o texto das FA Guianenses é praticamente o mesmo e o tom é apenas simpático e genérico, uma reunião política e de relações entre forças armadas, sem tons incisivos em relação ao conflito Venezuela x Guiana.
” O general Le Bouil destacou o significado da sua visita, enfatizando o compromisso contínuo da França e das suas Forças Armadas para uma forte amizade com a Guiana e a manutenção da estabilidade na região.”
…
Robson Augusto – Revista Sociedade Militar