Um conselheiro próximo do comandante-chefe do exército ucraniano morreu depois que uma granada explodiu entre seus presentes de aniversário, de acordo com autoridades.
“Em circunstâncias trágicas, meu assistente e amigo próximo, major Gennadiy Chastiakov, foi morto em seu aniversário”, postou o general Valery Zaluzhny no Telegram, na segunda-feira. O General ainda disse que um “dispositivo explosivo desconhecido detonou em um de seus presentes”.
Acidente ou atentado
O ministro do Interior da Ucrânia, Igor Klymenko, divulgou um comunicado dizendo que Chastiakov mostrava ao filho uma caixa com granadas que recebeu de presente.
“No início, o filho pegou a munição nas mãos e começou a girar o pino de segurança. Então o militar tirou a granada da criança, puxando o pino e causando uma explosão trágica”, disse Klymenko. A polícia identificou um colega soldado que deu o presente, completou Klymenko.
Além da morte do conselheiro, a polícia ucraniana também confirmou que o filho de 13 anos do militar ficou gravemente ferido. O Ukrainska Pravda relatou que a esposa de Chastiakov disse que a granada estava em uma sacola de presentes que seu marido trouxe para casa.
Chastiakov deixou esposa e quatro filhos.
Fontes: Ukrainska Pravda / The Guardian