Em agosto de 1945, diversos panfletos foram lançados pelos aliados em várias cidades japonesas, como Hiroshima e Nagasaki. Os chamados “folhetos LeMay” foram jogados sobre as cidades antes do bombardeio de Hiroshima.
Posteriormente, foram lançados novos folhetos. O segundo folheto apresenta a imagem de uma nuvem em forma de cogumelo e uma mensagem sobre a invasão soviética, que começaria em 9 de agosto. Folhetos posteriores informaram a população japonesa sobre a rendição do seu governo antes mesmo do anúncio oficial do imperador.
Mas o que estava escrito no panfleto sobre a bomba atômica? A Revista Sociedade Militar foi atrás pra descobrir.
Ao Povo Japonês:
O panfleto “bombardeado” pelos americanos dizia o seguinte:
“A América pede que você preste atenção imediatamente ao que dizemos neste folheto.
Possuímos o explosivo mais destrutivo já inventado pelo homem. Uma única das nossas bombas atómicas recentemente desenvolvidas é, na verdade, equivalente em poder explosivo ao que 2.000 dos nossos gigantes B-29 podem realizar numa única missão. Este terrível fato deve ser ponderado e garantimos solenemente que é extremamente preciso.
Acabamos de começar a usar esta arma contra a sua pátria. Se você ainda tiver alguma dúvida, pergunte o que aconteceu com Hiroshima quando apenas uma bomba atômica caiu sobre aquela cidade.
Antes de usar esta bomba para destruir todos os recursos militares pelos quais eles estão prolongando esta guerra inútil, pedimos que você agora faça uma petição ao Imperador para acabar com a guerra. Nosso presidente descreveu para vocês as treze consequências de uma rendição honrosa. Instamos que aceitem estas consequências e comecem o trabalho de construção de um Japão novo, melhor e amante da paz.
Vocês deveriam tomar medidas agora para cessar a resistência militar. Caso contrário, empregaremos resolutamente esta bomba e todas as nossas outras armas superiores para pôr fim à guerra de forma rápida e vigorosa.”
“Atenção, povo japonês. Evacue suas cidades.”
O panfleto continua:
“Como os seus líderes militares rejeitaram a declaração de rendição de treze partes, dois acontecimentos importantes ocorreram nos últimos dias.
A União Soviética, devido a esta rejeição por parte dos militares, notificou o seu Embaixador Sato de que declarou guerra à sua nação. Assim, todos os países poderosos do mundo estão agora em guerra convosco.
Além disso, devido à recusa dos seus líderes em aceitar a declaração de rendição que permitiria ao Japão terminar honrosamente esta guerra inútil, utilizamos a nossa bomba atómica.
Uma única das nossas bombas atómicas recentemente desenvolvidas é, na verdade, equivalente em poder explosivo ao que 2.000 dos nossos gigantes B-29 poderiam ter levado a cabo numa única missão. A Rádio Tóquio disse-vos que com o primeiro uso desta arma de destruição total, Hiroshima foi praticamente destruída.
Antes de usarmos esta bomba repetidas vezes para destruir todos os recursos militares pelos quais eles estão prolongando esta guerra inútil, peça agora ao imperador que acabe com a guerra. Nosso presidente descreveu para vocês as treze consequências de uma rendição honrosa. Instamos que aceite estas consequências e comece o trabalho de construção de um Japão novo, melhor e amante da paz.
Aja imediatamente ou empregaremos resolutamente esta bomba e todas as nossas outras armas superiores para pôr fim à guerra de forma rápida e forçada.
EVACUE SUAS CIDADES.”
Os EUA estavam sobretudo preparados para fazer o que fosse necessário para que o Japão se rendesse incondicionalmente. Isso inclui o uso da bomba conforme necessário para o fim da guerra. Ademais, a terceira bomba deveria cair sobre os japoneses em 19 de agosto. Felizmente para todas as partes, o Japão rendeu-se em 15 de agosto de 1945.