O Embaixador da Argentina em Brasília, Daniel Scoli, reuniu-se nesta segunda-feira, dia 27, com o Ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta. De acordo com informações, o objetivo seria convidar mais uma vez o Presidente Lula para participar da cerimônia de posse do recém-eleito presidente da Argentina.
O convite foi oficialmente estendido no domingo, quando a futura ministra das Relações Exteriores de Milei, Diana Mondino, chegou a Brasília e se encontrou com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira.
Anteriormente, o Ministro brasileiro exigiu que Milei pedisse desculpas a Lula pelos comentários que fez durante a campanha, em que atacava o presidente brasileiro.
Mudança de tom
Desde que se elegeu como novo presidente da Argentina, Javier Milei, no entanto, suavizou a sua atitude em relação à China e aos Estados Unidos. Semelhantemente, seu objetivo agora é fazer o mesmo em relação a Lula.
No entanto, um dia após a confirmação do resultado da eleição, Milei convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro para comparecer à sua posse. O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho de Bolsonaro, também anunciou nas redes sociais que aceitou o convite de Milei e viajaria a Buenos Aires para assistir à posse presidencial de Milley.
Durante a última quinta-feira, o Palácio do Planalto autorizou dois servidores a deixar o Brasil e acompanhar o ex-presidente Jair Bolsonaro à Argentina para assistir à posse do presidente eleito. Os dois funcionários são membros do Secretariado Executivo do Conselho dos Assuntos Civis.
Fonte: China2Brazil