A mais recente variante do submarino chinês da classe Yuan Tipo-039C surgiu, apresentando uma vela angular distinta.
A China constroi submarinos a um ritmo impressionante, com uma capacidade de produção incomparável. A classe Yuan, sua mais recente máquina naval de guerra, apresenta velas novas e de formato incomum, sugerindo a implementação de tecnologias avançadas, como stealth.
Os lados angulados da vela são o que se chama de defesa furtiva. Seu objetivo é reduzir visibilidade do submarino ao sonar ativo do inimigo.
Tendência para o futuro
A modelagem furtiva em ângulo é uma tendência emergente no projeto de submarinos. Princípios semelhantes são encontrados na classe A-26 da Suécia, além do próximo submarino alemão, o classe Tipo 212CD. A vela do A-26 tem o mesmo projeto do submarino chinês.
O 212CD, no entanto, vai além, encerrando todo o submarino em um casco externo angulado. O casco externo adicional aumentará o arrasto, por isso é claramente uma troca que os alemães se sentem confortáveis em fazer. Espera-se que outros submarinos tenham pensamento semelhante, mas atualmente o navio chinês é o único já em condições de navegar.
Fonte: Naval News