A Operação Ponte Aérea, uma ação conjunta da Força Aérea Brasileira com autoridades aeroportuárias brasileiras, realizou uma apreensão significativa na manhã desta terça-feira, dia 12.
De acordo com informações, os agentes do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, conseguiram realizar a apreensão graças ao trabalho de cães farejadores especialmente treinados.
Os cães farejadores da FAB identificaram um total de 41,8 quilos de maconha, divididos em vários tabletes. A droga estava acondicionada em três bagagens originárias de um voo com partida em Manaus, no Amazonas. Duas pessoas foram presas pela Polícia Civil do Estado de São Paulo.
O objetivo da operação é combater, em primeiro lugar, a ação do crime organizado em aeroportos do país, por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Por isso, equipes da FAB realizam o trabalho de inspeção das aeronaves em cooperação com companhias aéreas e outras agências de segurança. Desse modo, a FAB espera não interferir sobretudo na rotina de pousos e decolagens e minimizar transtornos aos passageiros.
Quase 100 missões já realizadas
O Comandante da Operação Ponte Aérea, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, destaca a importância do emprego de cães farejadores no intervalo entre o desembarque e o embarque para vistoriar compartimentos e bagagens. Essa abordagem, somada às inspeções de Raio-X, contribui significativamente para interromper possíveis rotas de ilícitos nos maiores aeroportos do país.
Anteriormente, a operação já havia confiscado dois quilos de cocaína no mesmo aeroporto. Os agentes encontraram a droga durante uma revista pessoal em uma passageira com destino a Lisboa, Portugal. A Polícia Federal deu voz de prisão à mulher após militares da Força Aérea encontrarem a substância presa à sua com fita adesiva.
Essa atuação interagências está em conformidade com o decreto nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, que autoriza o emprego das Forças Armadas em portos e aeroportos. As atividades incluem policiamento ostensivo em áreas operacionais, saguões, terminais de carga e outros pontos identificados como sensíveis pelas forças de segurança.
No período de 3 a 9 de dezembro, nos aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP), a Operação Ponte Aérea realizou 94 missões, revisando 440 veículos, 20 aeronaves, 3.238 pessoas e 8.679 cargas. Desde o início da operação, em 6 de novembro, as equipes já apreenderam mais de 207 quilos de ilícitos.
Fonte: FAB