Um deputado de extrema direita do parlamento polaco usou um extintor de incêndio nesta terça-feira pagar apagar as velas de uma menorá que foi acesa para o feriado judaico Hanukkah.
Em resposta, todas as principais forças políticas do país denunciaram rapidamente o incidente, perpetrado pelo parlamentar Grzegorz Braun. As lideranças políticas afirmaram que não haveria tolerância para o comportamento anti-semita e xenófobo no Sejm, o parlamento polaco.
O presidente do parlamento, Szymon Holownia, classificou o ato como “absolutamente escandaloso”, excluindo o parlamentar dos trabalhos do dia dentro da casa. Além disso, o presidente declarou que denunciaria o deputado aos promotores públicos.
“A Polónia é o lar de todas as religiões”, concluiu Holownia.
Após o incidente as velas foram acesas novamente.
Partido de Extrema Direita
O deputado Grzegorz Braun é líder do partido Confederação da Coroa Polonesa, um partido político monarquista e de extrema direita. O partido é alvo frequente de acusações devido à sua retórica pró-Rússia. No ano passado, o deputado e alguns colegas de partido coassinaram uma declaração a favor da Rússia, argumentando que o conflito na Ucrânia resulta da expansão da OTAN e de leis linguísticas ucranianas que supostamente “discriminam a minoria russa”.
Além disso, Braun participou de um protesto anti-ucrânia, onde proferiu a seguinte declaração: “Parem com a ucranianização da Polônia. Parem com a despolonização da Polônia. Trata-se de preservar a identidade polonesa da Polônia”. O partido enfatizou a declaração de Braun, declarando que “Este é o sucesso de nossa ação, algo que esquerdistas e liberais só podem nos invejar!”
Grzegorz Braun também já afirmou que existe uma conspiração para transformar a Polónia num “Estado Judeu”.
Fontes: Associated Press / Professor Danuzio Neto
,