De acordo com a Agência de Notícias Xinhua, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, estabelecerá um fundo em conjunto com outras instituições financeiras para apoiar o desenvolvimento integrado de infraestrutura em países sul-americanos.
O presidente Luis Inácio Lula da Silva fez o anúncio durante a 63ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. Lula destacou que o fundo receberá U$ 10 bilhões em investimentos.
A princípio, o BNDES se comprometeu a investir US$ 3 bilhões no fundo. Além disso, outras instituções, como o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, também fornecerão financiamento para o fundo.
Um dos grandes objetivos do fundo é permitir a integração de cinco rotas de transporte principais. Quatro dessas rotas ligam sobretudo áreas produtoras do agronegócio brasileiro a portos do Pacífico. A outra rota liga o norte do Brasil à Venezuela e à Guiana.
Posteriormente, a ministra do Planeamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, disse que duas das rotas deverão ser concluídas em 2026.
Fontes: Xinhua