A CIA disponibilizou uma página da Deepweb especialmente para garantir o anonimato de pessoas que tenham o interesse de disponibilizar informações sobre governo opressores. Vídeos que tem sido publicados em russo no Youtube e no “X”, ao mesmo tempo em que expõem características negativas da situação vivida pela sociedade na Rússia, oferecem instruções sobre como realizar denúncias de forma anônima para os Estados Unidos.
Em 22 de janeiro a agência norte-americana publicou um vídeo no Twitter com um convite para que cidadãos russos realizem denúncias e enviem informações por meio do canal na DeepWeb. A url para acesso ao canal “secreto” da agência, com o uso do browser da rede Tor é o seguinte: http://ciadotgov4sjwlzihbbgxnqg3xiyrg7so2r2o3lt5wz5ypk4sxyjstad.onion/
A descrição de um dos vídeos da CIA no Youtube diz: “ Você é um oficial #militar? Você trabalha na área de #inteligência, diplomacia, ciência, alta tecnologia ou lida com pessoas que fazem isso? Você tem informações sobre a economia ou a liderança sênior da Federação Russa? Contate-nos. Talvez as pessoas ao seu redor não queiram ouvir a verdade. Nós queremos. Assista ao vídeo para obter instruções sobre como entrar em contato conosco com segurança através do nosso site oculto #Tor.”
Segundo a agência russa Tass, O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, mencionou a tentativa de cooptação e chegou a zombar pelo fato de ser feita no Twitter, que segundo ele é pouco utilizado na Rússia.
“Somebody should tell the CIA (Central Intelligence Agency – TASS) that VKontakte is much more popular here than the banned [social network] X and that VKontakte has a much larger audience,”
Почему я связался с ЦРУ: Ради Родиныhttps://t.co/mhQbzet5X2 pic.twitter.com/sBNWgc93PM
— CIA (@CIA) January 22, 2024
“Alguém deveria dizer à CIA (Agência Central de Inteligência – TASS) que o VKontakte é muito mais popular aqui do que a banida [rede social] X e que o VKontakte tem um público muito maior”
Robson Augusto. Militar R1, jornal., cientista social, especialista em Inteli. e Marketing – Revista Sociedade Militar