O deputado Carlos Jordy, que recentemente foi alvo de busca e apreensão visando identificar possíveis ligações com os protestos e depredação ocorridos em 8 de janeiro, fez uma postagem em suas redes sociais dizendo que se não houver uma reação a “ditadura chegará a todos”. A postagem recebeu em uma hora cerca de 17 mil visualizações e mais de 350 comentários.
“A justiça tirou a venda, jogou fora a balança e sobrou apenas a espada. Se não houver uma reação do Congresso Nacional para restabelecer as prerrogativas e o equilíbrio, a ditadura chegará a todos, até naqueles que aplaudem a tirania. Ou pensam que o poder tomado será devolvido?”
O comentário de Jordy gerou uma quantidade relevante de réplicas no Twitter. Os posições expressas por usuários da rede vão de indignação pela inércia dos próprios deputados mencionando que só “fazem notinhas” à pedidos para que chamem a população para ir ás ruas realizar manifestações e até para iniciarem os protestos dentro do próprio Congresso Nacional.
“vcs precisam fazer protesto é ai dentro do congresso, trava todas as pautas, exigir respeito, fazer passeata do congresso ao supremo, ir para as seções e exigir respeito, agora se todo esse povo ai de deputados federais, não se unem em nesse proposito o povo tbm não.”
“Comecem a barrar pautas do congresso, se juntem, câmara/senado. Vim dizer no twitter opiniões e ou barbaridades que já sabemos que ocorre não vai resolver. Sei que esta difícil, mas essa inércia de atitudes práticas é que desanima a população e anima o adversário.”
Alguns dos comentários mencionam que aliados de Jordy teriam impedido a realização de CPI que iria investigar o STF e alguns advertem que as coisas tendem a se tornar mais intensas, chegando ao ponto de políticos serem algemados.