Em uma matéria publicada ontem em seu site oficial, o Exército Brasileiro afirmou que – segundo pesquisas – as Forças Armadas são líderes na confiança dos brasileiros. Os institutos que fizeram essas pesquisas são o Datafolha, IPEC e Quaest. As pesquisas divulgadas no site do Exército foram feitas nos meses de julho, agosto, setembro e dezembro de 2023.
… As pesquisas mostram que a população brasileira mantém o Exército Brasileiro entre as instituições mais confiáveis. Esse resultado pode ser atribuído ao trabalho desenvolvido pelos nossos militares em todo o território nacional. (site do Exército)
Entretanto, apesar dos resultados que geram polêmicas e dúvidas, o Exército fez questão de apontar em sua matéria que as FA são “líderes”, fato imediatamente refutado pela própria imagem presente no site do EB, como abaixo mostrado.
Credibilidade.
Institutos de pesquisa estão entre as instituições que geraram maior desconfiança nos últimos anos. Desconsiderando a polarização, vejamos apenas os recentes problemas de institutos como o Datafolha, por exemplo.
Em matéria de 4 de outubro de 2022, publicada pela revista Veja, o questionamento lançado estava sobre a qualidade e a confiabilidade dos resultados das pesquisas feitas por aquele que foi um dos mais respeitados e confiáveis institutos de pesquisa do país. Nela, o Datafolha foi apontado como “em crise de credibilidade”, equivocado e questionou sobretudo a metodologia e a abordagem.
Outro fator curioso é o fato, também segundo a matéria acima, de que o Datafolha esteve “escorado” no IPEC.
O site Metrópoles também fez uma matéria acerca dos erros “infantis” desses mesmos Institutos de Pesquisa.
Franz Lima – Revista Sociedade Militar