Nesta terça-feira, dia 09, o 3º Pelotão Especial de Fronteira realizou uma operação com sucesso, resultando na apreensão de aproximadamente 110 kg de maconha durante a Operação Escudo. A operação só foi possível devido ao uso efetivo de tecnologia de ponta, o que garantiu a segurança dos agentes e a e defesa dos limites nacionais com os países vizinhos.
Por meio de equipamentos de última geração, os militares do 3º PEF detectaram uma embarcação com duas pessoas navegando silenciosamente pelo Rio Japurá. Diante da presença suspeita, o Comandante do Pelotão prontamente acionou a força de reação para abordar e fiscalizar o alvo.
Ao se aproximarem, os condutores fugiram pela margem do rio, abandonando o barco. Durante a inspeção, os agentes apreenderam a droga, além do motor e do combustível da embarcação.
Tecnologia de última geração
O uso de binóculos equipados com tecnologia térmica avançada faz parte do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON). Esses dispositivos proporcionam uma observação precisa em longas distâncias, com capacidade de ampliação da visão térmica, fusão de imagens e geolocalização.
O SISFRON representa um sistema abrangente de sensoriamento e apoio à tomada de decisões, integrado ao emprego operacional, atuando de forma sinérgica. Seu propósito fundamental é reforçar a presença e a ação do Estado na faixa de fronteira terrestre, potencializando as operações dos órgãos governamentais com responsabilidades sobre a região. Trata-se de uma iniciativa do Comando do Exército em resposta à aprovação da Estratégia Nacional de Defesa em 2008.
Essa ação reforça o compromisso contínuo com a defesa da fronteira, contribuindo para o combate a atividades ilícitas, crimes transfronteiriços e questões ambientais na Amazônia Ocidental.