O Comando Militar do Oeste deu início ao deslocamento estratégico de um esquadrão da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada para Boa Vista (RR), no norte do país. A primeira unidade de marcha, composta por 50 militares, 14 viaturas Guaicurus e outras 18 viaturas de diferentes especificações, partiu do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, em Campo Grande. O comboio foi escoltado pelo 9º Batalhão de Polícia do Exército até a saída do município.
Essas viaturas, provenientes de diversas organizações militares, se concentraram em Campo Grande sob a coordenação do Comando Logístico. Após a reunião, todo o equipamento passou sobretudo por manutenção preventiva, realizada pelo 9° Batalhão de Manutenção, para garantir a operacionalidade ao longo dos 2.200 km de deslocamento até Roraima.
Comboio viajará através de rios pela Amazônia
Nesta terça-feira, dia 23, realizou-se o embarque do comboio nos meios fluviais do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA).
O restante dos meios, que seguem em outras duas colunas de marcha, continuam em deslocamento para Porto Velho.
Todos esses meios seguirão para Manaus (AM), via fluvial, por aproximadamente oito dias, sob responsabilidade do CECMA. Na sequência, outro transporte rodoviário partirá com destino a Boa Vista, por mais de 780 quilômetros.
Esse esforço logístico, em um país de dimensões continentais, tem por objetivo incorporar meios blindados modernos ao 18° Regimento de Cavalaria Mecanizado. O 18º é a mais nova unidade do Comando Militar da Amazônia.
Fonte: Exército Brasileiro