A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro confirmou a realização das provas do concurso para soldados da PMERJ.
A decisão foi publicada nessa segunda-feira, 26. De acordo com a PGE, o pedido de reabertura das inscrições feito pelo Ministério Público estadual foi rejeitado pelos desembargadores da 4ª Câmara de Direito Público.
Ainda de acordo com a PGE, a reabertura do prazo de inscrições poderia acarretar em prejuízos para a administração e, também, para os mais de 119 mil candidatos que já estão inscritos no certame.
O concurso PMERJ foi retomado no inicio do mês de janeiro. Agora, é a Fundação Getúlio Vargas que está a frente do certame.
Os candidatos que tiverem dúvidas ou desejarem obter maiores informações sobre a retomada do concurso podem entrar em contato com a PMERJ por meio do telefone 0800-2834628 ou do e-mail [email protected].
Lembrando que os candidatos devem manter os dados atualizados junto à FGV para não perder nenhum comunicado sobre o concurso.
Prova objetiva será realizada em abril
De acordo com o governador do estado, Cláudio Castro, a prova do concurso PMERJ será reaplicada no dia 07 de abril de 2024.
No entanto, vale destacar que as provas serão reaplicadas somente para os 119.541 mil candidatos que já estão inscritos no certame. Ou seja, não haverá reabertura do prazo de inscrições.
O certame também será retomado sem a restrição de vagas para mulheres, conforme determinação do STF. Anteriormente, o edital previa que as mulheres poderia ocupar apenas 10% das vagas disponíveis o que, de acordo com o ministro Cristiano Zanin, é inconstitucional e fere a igualdade entre os gêneros.
Como serão as provas do concurso PMERJ?
O concurso PMERJ continuará a contar com o modelo de prova e critérios de avaliação adotados no último edital. A prova objetiva avaliará os candidatos por meio de 50 questões de múltipla escolha sobre os temas:
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Matemática Básica: 10 questões;
- Noções de Direitos Humanos: 10 questões;
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ: 10 questões;
- Noções de Direito Penal e Processo Penal: 10 questões.
Além da prova objetiva, os candidatos também serão avaliados pelas seguintes etapas:
- Prova Discursiva (redação), de caráter eliminatório e classificatório;
- Preenchimento do FIC e verificação dos requisitos para inscrição o Concurso Público, de caráter eliminatório;
- Exame Antropométrico, de caráter eliminatório;
- Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
- Exame Psicológico, de caráter eliminatório;
- Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
- Exame Social e Toxicológico, de caráter eliminatório;
- Avaliação Documental, de caráter eliminatório.
Concurso PMERJ foi anulado e banca multada
As provas do concurso PMERJ foram anuladas oficialmente no dia 20 de outubro no Diário Oficial, na mesma data em que o contrato com o IBADE, banca responsável pela seleção, foi rescindido.
O concurso foi anulado após inúmeras denúncias de fraudes.
Ao todo, 20 pessoas foram presas pela Operação Aqui Não deflagrada pela Polícia Militar do estado.
A operação foi realizada durante a realização das provas do concurso PMERJ.
Na ocasião, foram cumpridos 19 mandados de prisão após um trabalho de inteligência que realizou o cruzamento de dados e diversas consultas aos bancos de informações judiciais.
Também foi realizada a prisão em flagrante de um ex-cabo da PM por falsidade ideológica ao tentar realizar a prova. O ex PM foi expulso da corporação em 2016 por tentativa de homicídio.
Houve ainda diversos relatos de candidatos por meio de redes sociais e grupos de Whatsapp relatando uso de celulares dentro da sala de aplicação de prova.
Alguns candidatos informaram que “não havia saquinho para lacrar”, nem “detector de metal” disponível no local para armazenar o aparelho.
Os candidatos ainda relataram a falta de fiscais de sala e o atraso na aplicação das provas.