O portal locals.com, uma plataforma que permite que criadores de conteúdo recebam doações e financiamento para seus projetos, teve o uso suspenso no Brasil. A plataforma, que – segundo o similarweb – fornece mais de 5 milhões de leituras de textos mensalmente e está listada na 401º posição entre os sites de notícias nos EUA, explica que os administradores decidiram bloquear o uso do sistema para os brasileiros por conta de “exigências do governo brasileiro para remover criadores”
Um dos criadores de conteúdo que usa a plataforma é o jornalista Paulo Figueiredo. O jornalista é neto do ex-presidente e general João Batista Figueiredo e possui mais de 70 mil seguidores no canal, que não pode ser acessado do Brasil. A maior parte dos seguidores de Paulo Figueiredo são brasileiros posicionados como de direita ou conservadores e têm interesse na produção intelectual do jornalista, que hoje reside nos Estados Unidos.
A empresa norte americana bloqueou todo o sistema para o Brasil, vetando o acesso a qualquer texto postado no site e não somente o acesso ao canal dos jornalistas porventura sancionados pela justiça brasileira.
Robson Augusto – Revista Sociedade Militar