O governo federal e o governo do estado de São Paulo finalmente chegaram a um acordo de cooperação com relação ao primeiro túnel subaquático da América Latina.
Após intensas negociações, o Presidente Lula, junto ao Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, além de importantes ministros, selaram um compromisso histórico. Lula destacou em suas redes o valor da parceria com o governo estadual, anunciando o ambicioso projeto do Túnel Santos-Guarujá, com custo estimado em 6 bilhões de reais.
O túnel promete revolucionar o acesso na região metropolitana de Santos, encurtando significativamente a distância entre as cidades. Além disso, a obra pretende aliviar os transtornos de deslocamento, especialmente para turistas.
Lula e Tarcísio também discutiram outros projetos, sobretudo a ferrovia de alta velocidade ligando São Paulo a Campinas e a criação de uma nova universidade federal.
Fim das balsas?
A construção do túnel, uma solução há muito aguardada para o congestionamento e as longas esperas pelas balsas sob condições climáticas adversas, facilitará enormemente a vida de moradores locais e visitantes. O projeto exige uma engenharia sofisticada, planejando-se construir o túnel a pelo menos 20 metros de profundidade para não interferir com o tráfego marítimo no Porto de Santos.
Controvérsias sobre o financiamento do projeto surgiram, com debates acalorados entre os governos federal e estadual sobre a contribuição financeira de cada um. Após desentendimentos sobre a busca de financiamento através do BNDES, um consenso foi finalmente alcançado, superando os obstáculos ambientais e regulatórios que ameaçavam o progresso.
Cada parte arcará com 50% dos custos do túnel, que será o primeiro túnel submarino em um país latino-americano.
Porto de Santos recebe navio gigante pela primeira vez
Aliás, esta não foi a única novidade na baixada santista. Na última quinta-feira, o Porto de Santos, o maior do Brasil, marcou um momento inegavelmente histórico ao receber o colossal navio porta-contêineres MSC Natasha XIII. Este gigante dos mares, com seus impressionantes 366 metros de comprimento, tem a incrível capacidade de carregar até 14.400 contêineres em uma única jornada. Até então, o recorde era do navio CMA CGM Vela, com 347 metros e capacidade para 11 mil contêineres, que visitou Santos em outubro de 2022.
Para Anderson Pomini, líder da Capitania dos Portos de Santos, a chegada do MSC Natasha XIII é motivo de grande celebração. A presença do navio no Porto de Santos reflete sobretudo o sucesso e a união da comunidade portuária na consolidação do local como um dos líderes globais em operações portuárias.
Além disso, ressalta o compromisso do governo federal em continuar aprimorando a infraestrutura do porto, com foco em projetos críticos como o aprofundamento e a manutenção da dragagem, garantindo que o Porto de Santos permaneça na vanguarda da eficiência e da capacidade operacional.
Fonte: China2Brazil