Dentro do universo militar, o termo capelão é muito conhecido. Mas você sabe o que é? E qual a função desse profissional?
O capelão militar é um membro do clero designado para prestar apoio espiritual e religioso às forças armadas de um país, geralmente dentro das doutrinas cristãs católica ou evangélica.
Eles desempenham um papel crucial no suporte moral e emocional dos militares, fornecendo orientação religiosa, aconselhamento e apoio em situações de crise, além de liderar cerimônias religiosas e oferecer suporte durante momentos difíceis, como missões de combate ou momentos de luto.
A função do capelão militar não se limita apenas a aspectos religiosos. Eles também oferecem aconselhamento confidencial, ajudando os militares a lidar com questões éticas, familiares, emocionais e psicológicas. Atuam ainda como uma fonte de conforto e força espiritual, independentemente da fé ou crença religiosa dos membros das Forças Armadas.
Além disso, os capelães militares desempenham um papel importante na promoção da diversidade religiosa e na garantia de que os direitos de liberdade religiosa dos militares sejam respeitados. Eles trabalham em estreita colaboração com líderes militares e outros profissionais de saúde mental para garantir o bem-estar geral dos membros das Forças Armadas.
Formas de ingresso
Todas as forças armadas brasileiras, ou seja, Marinha, Aeronáutica e Exército, contam com a presença do capelão.
Para ingresso na Marinha, o candidato precisa ser aprovado no concurso para o Quadro de Capelães Navais do Corpo Auxiliar da Marinha (CP-CapNav).
Já no caso do Exército, o meio de ingresso é pela Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx).
Para a Força Aérea, o candidato deve ser aprovado no Exame de Admissão ao Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães da Aeronáutica (EA EIAC).
Fora essas possibilidades, o candidato ainda pode ingressar no posto como Militar Temporário, por meio de processos seletivos abertos de modo individual por cada força armada.
Requisitos para ser Capelão
O requisito para ingresso é o mesmo para todas as forças. Sendo assim, é necessário que o candidato possua idade mínima de 30 anos e máxima de 40 anos.
Também é necessário possuir formação superior em teologia, bem como ser Sacerdote Católico ou Pastor Evangélico.
Para o Sacerdote Católico exige-se que o candidato seja do sexo masculino, já no caso de Pastor Evangélico, é possível que mulheres se candidatem a vaga.
Salário do Capelão Militar
O soldo correspondente a função de Capelão Militar equivale, inicialmente, a de um 1º Tenente, que em 2024, corresponde a aproximadamente R$ 9.070,60.
No entanto, no decorrer da carreira, ao alcançar o posto de Capitão de Fragata ou Tenente Coronel, o soldo pode chegar a R$ 11.250,00.
Editais abertos
Atualmente, dois editais de concurso público estão abertos para selecionar candidatos para a função de Capelão Militar.
As oportunidades são destinadas ao Exército (EsFCEx) e a Marinha.
Para o Exército são oferecidas três vagas, sendo duas para padres católicos e uma para pastor evangélico.
As inscrições terão inicio no dia 01 de abril e serão aceitas até o dia 14 de junho de 2024, diretamente pelo site da EsFCEx.
Para mais informações, leia a matéria completa clicando aqui.
Já para a Marinha, é oferecida apenas uma vaga para Capelão para o Quadro de Capelães Navais. O prazo de inscrições tem inicio no dia 30 de abril e segue aberto até o dia 14 de maio de 2024.
Clique aqui para conferir as informações completas.