O presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva enfatizou recentemente o estabelecimento de uma agenda comum entre Brasil e vários países do Caribe, durante cerimônia de encerramento da 46ª Reunião de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom). Lula prometeu fortalecer contatos e expandir parcerias de cooperação com os países do Caribe.
Além disso, de acordo com Lula, somente trabalhando juntos, todos os países vizinhos poderão concretizar seu desejo de ganhar mais voz no cenário internacional.
Lula também disse ver o bloco da Comunidade do Caribe como um parceiro estratégico, econômico e comercial promissor para o Brasil.
O Brasil é atualmente o quinto maior fornecedor de commodities para a Comunidade do Caribe. O comércio entre o Brasil e os países da região foi de 2,7 bilhões de dólares somente no ano passado. No entanto, anteriormente, em 2008, ultrapassou os 5 bilhões de dólares, o que indica um bom potencial de crescimento futuro do comércio entre o Brasil e os países caribenhos.
Mais de mil produtos brasileiros na mira da ApexBrasil
De acordo com Lula, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil) identificou o potencial comercial de mais de mil produtos brasileiros para exportação para países da Comunidade do Caribe. As cidades de Belém, Boa Vista e Manaus estão mais próximas das capitais dos países caribenhos do que de outras grandes cidades do Brasil. o que torna mais fácil para o Brasil sobretudo aprimorar o comércio com esses países e facilitar o transporte de produtos.
A Caricom é composta por 15 países: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Suriname e Tobago. Em termos de área territorial combinada desses países, equivale à área do estado brasileiro de Mato Grosso do Sul.
Na frente da integração, o Presidente destacou sobretudo projetos de transporte de mercadorias através da abertura de estradas e outras formas de acesso aos países da região. De acordo com Lula, “o maior obstáculo que enfrentamos atualmente é a falta de conexões de transporte, seja terrestre, marítimo ou aéreo. A abertura de canais de transporte do Brasil para a Guiana é um dos conceitos de integração e desenvolvimento regional priorizados pelo governo brasileiro. Este canal cobrirá os três países da Guiana, Suriname e Venezuela. O Brasil espera abrir canais de transporte para os países do Caribe para fortalecer o comércio do Brasil com os países da região e contribuir para a segurança alimentar na região”.