A despeito do anúncio de ontem da FAB e Embraer dando início aos estudos colaborativos para adaptação potencial, possivelmente do C-390, para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), a Boeing revelou ao mesmo tempo conversas para um pedido do P-8A Poseidon. Mesmo não citando o C-390 Millennium, a Embraer divulgou uma imagem da aeronave com uma configuração de patrulha marítima e mísseis antinavio sob as asas.
A Força Aérea Brasileira (FAB) está conversando com a Embraer e a Boeing com intuito de substituir seus atuais aviões de patrulha marítima P-95 e P-3 Orion.
Chamada de C-390 MPA (Aeronave de Patrulha Marítima), a variante surge meses após a Embraer ter divulgado um E190-E2 de guerra anti-submarina.
A Força Aérea Brasileira possui um acordo de aquisição de 19 jatos multimissão com a Embraer. Entende-se que a versão MPA poderia ser aplicada a esses aviões.
Boeing vê chances para o P-8A Poseidon
Ao mesmo tempo em que a Embraer revelou o acordo com a FAB, a Boeing afirmou ao Janes que o serviço também avalia o P-8A Poseidon, um 737 desenvolvido para patrulha marítima.
O Ministério da Defesa do Brasil já havia comentado que o Poseidon, juntamente com o treinador supersônico T-7A e o turboélice Cessna 408 SkyCourier eram aeronaves que interessam ao país.
Atualmente a FAB possui três P-3 Orion com quase seis décadas em operação, além de oito P-95, uma variante do Embraer EMB-110 Bandeirante para patrulha marítima.
Na FIDAE 2024 no Chile em 09/04, a Boeing apresentou proposta ao Brasil para venda do P-8 Poseidon
A Boeing antecipa uma necessidade do Brasil por aeronaves de guerra antissubmarino (ASW), para a qual está promovendo o P-8.
“Vemos uma enorme oportunidade para os P-8s,” disse Tim Flood, vice-presidente de desenvolvimento de negócios internacionais da empresa para a Europa e Américas, à Janes na feira aérea FIDAE em Santiago, Chile, em 9 de abril. “Isso é realmente uma forte oportunidade para nós. E temos estado em conversas com a Força Aérea Brasileira. Eles estão atualmente em uma fase de estudo, determinando como seria seu processo de substituição“.
O Boeing P-8 Poseidon é uma aeronave americana de patrulha e reconhecimento marítimo desenvolvida e produzida pela Boeing Defense, Space & Security , e derivada do Boeing 737-800 civil . Foi desenvolvido para a Marinha dos Estados Unidos (USN).
O P-8 opera em funções de guerra anti-submarina (ASW), guerra anti-superfície (ASUW) e inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR). Está armado com torpedos , mísseis antinavio Harpoon , e outras armas, pode lançar e monitorar sonobóias , e pode operar em conjunto com outros ativos, incluindo o veículo aéreo não tripulado (UAV) de vigilância marítima Northrop Grumman MQ-4C Triton.
No dia 23 de setembro de 2022, o diretor da Boeing para a América Latina, Tim Flood, apresentou as capacidades do P-8 ao comandante da Força Aérea Brasileira , General Carlos de Almeida Baptista Júnior . Segundo Baptista Júnior, “as discussões são de grande importância para prospectar o futuro da aviação de patrulhamento marítimo da FAB”, como parte de um plano de substituição dos seus P-3AM atualmente em serviço.
Embora as discussões da Boeing com o Brasil não tenham chegado ao estágio de determinar uma configuração local, Flood disse que a empresa incentiva uma configuração comum entre as frotas internacionais.
Especificações (P-8A)
Dados da Marinha dos Estados Unidos , Boeing , e outros
Características gerais
Tripulação: Voo: dois; Missão: sete
Capacidade: 9.000 kg (19.800 lb)
Comprimento: 39,47 m (129 pés e 5 pol.)
Envergadura: 123 pés 6 pol. (37,64 m)
Altura: 12,83 m (42 pés e 1 pol.)
Peso vazio: 138.300 lb (62.730 kg)
Peso máximo de decolagem: 189.200 lb (85.820 kg)
Motor: 2 turbofans CFM56-7B27A , 27.300 lbf (121 kN) de empuxo cada
Desempenho
Velocidade máxima: 564 mph (907 km/h, 490 nós)
Velocidade de cruzeiro: 509 mph (815 km/h, 440 kn)
Alcance de combate: raio de 1.383 mi (2.225 km, 1.200 milhas náuticas) com 4 horas na estação para missão de guerra anti-submarino [211]
Alcance da balsa: 5.200 milhas (8.300 km, 4.500 milhas náuticas)
Teto de serviço: 41.000 pés (12.500 m)
Armamento
Hardpoints: 11 no total
Compartimento interno com 5 hardpoints e 6 hardpoints externos para uma variedade de armas convencionais, por exemplo, AGM-84 Harpoon , AGM-84H/K SLAM-ER , AGM-88G AARGM-ER , [212] AGM-158C LRASM , [213] Mark 54 torpedo , torpedo Sting Ray , [214] minas navais , cargas de profundidade e sistema de capacidade de arma de guerra anti-submarina de alta altitude (HAAWC) [215]
Aviônica
Radar de busca de superfície multimissão Raytheon AN/APY-10 [43]
Conjunto de medidas de suporte eletrônico AN/ALQ-240 [216]
Sensor Aerotransportado Avançado AN/APS-154
Fonte: Poder Aéreo, Marinha dos Estados Unidos , Boeing e Embraer