A icônica MAG belga, uma senhora no alto de seus mais de 60 anos, poderá também atuar na torre do blindado leve LJTV dos Fuzileiros Navais no Brasil
É isso mesmo, a MAG 7,62 é um dos armamentos usados no blindado leve JLTV nos países que o adotaram, principalmente os EUA, criadores dessa fortaleza de aço de 7 toneladas, podendo inclusive atuar ali em conjunto com a metralhadora .50 Browning M2 e com lançador de mísseis antitanque Javelin, segundo especificações técnicas do veículo.
A FN MAG (MAG – de General Mitrailleuse d’Appui ou Arma Geral de Apoio) é uma metralhadora universal belga de 7,62 mm dos tempos modernos. Os primeiros protótipos desta arma foram criados na década de 1950, e a produção em série começou em 1958 e ainda está em andamento.
A velocidade inicial do projétil disparado desta arma é de até 840 m/s e a taxa teórica de tiro – até 1000 tiros por minuto. O alcance efetivo de um tiro de uma arma montada em um tripé é de até 1.200 metros.
O peso da arma sem base ou tripé é de 10,85 kg. A metralhadora MAG foi desenvolvida internamente pela Fabrique Nationale de Herstal por Ernest Vervier.
Supunha-se que a nova arma seria o mais versátil possível, usaria munição padrão da OTAN de 7,62 mm e seria o mais confiável possível. Vale ressaltar que a arma foi projetada com soluções usadas anteriormente nos fuzis BAR e MG42.
Finalmente, foi criada uma metralhadora de grande sucesso, caracterizada pela alta durabilidade da estrutura e confiabilidade. Além disso, seus parâmetros balísticos eram muito bons. Como resultado, o rifle entrou em serviço em mais de 70 países ao redor do mundo, incluindo Argentina, Geórgia, Israel e EUA.
A Alma da arma
Projetada para disparar o potente calibre 7,62X51mm OTAN, a MAG opera por aproveitamento de gases do disparo que são captados por um furo na alma do cano pouco depois de sua porção média que imprime pressão dentro do cilindro abaixo do cano onde opera um pistão que empurra para trás o conjunto do ferrolho que por sua vez ejeta o cartucho deflagrado e arma o percutor para que se possa disparar a próxima munição.
A alma do cano da MAG é tratado com cromo para garantir maior durabilidade. A cadência de tiro pode ser regulada através de um botão que trabalha como um regulador de gás na ponta do cilindro do pistão. Assim a MAG pode disparar de 650 a 1000 tiros por minuto dependendo da regulagem.
O cano é facilmente trocado com um movimento da alça de transporte para a posição para cima o que em situação de batalha é bastante desejável dada as dificuldade do stress que os soldados estarão nessa condição.
Acabamento espartano
A MAG é uma metralhadora bastante robusta. Seu acabamento espartano ajuda nessa robustez, onde não se tem nada que seja “perfumaria”. É uma arma de guerra, feita para guerra.
Porém ela peca no seu elevado peso. São quase 12 kg para um soldado, já sobrecarregado com os equipamentos padrão para carregar.
A ergonomia também não foi algo bem planejado, não obstante isso foi há cerca de 60 anos.
Porém a MAG vem com um bipé em aço montado à frente do cilindro de captação de gás. A janela de ejeção da MAG fica abaixo da arma, de forma que no disparo as cápsulas deflagradas são ejetadas para baixo, enquanto os grampos da cinta são descartados pelo lado direito da arma.
Como a maioria das armas clássicas, a metralhadora FN MAG tem muitas versões onde houve adaptação a um uso especifico ou a uma necessidade especifica da força armada que a adotou.
A Suécia, por exemplo, usou por bastante tempo a MAG modificada para calçar o calibre 6,5X55 mm que foi padrão no exército sueco no passado. essa versão é conhecida como Kulsputra 58 ou simplesmente KSP-58. Atualmente a metralhadora KSP-58 opera no tradicional e poderoso calibre 7,62X51 mm.
O exército dos Estados Unidos operam a M-240, uma versão com aprimoramentos ergonômicos e com instalação de trilhos picatinny para instalação de miras ópticas. Mesmo estas versões possuem sub versões com cano mais curto e coronha rebatível como a M-240L. Os ingleses usam a metralhadora L-7A2, que é uma versão da MAG com pequenas modificações, mas ainda com um desenho praticamente idêntico a MAG original.
A FN MAG, mesmo sendo uma arma projetada há mais de 60 anos, continuará a ser largamente usada nas forças armadas que a adotaram graças a sua excelente confiabilidade e robustez. No universo das armas de fogo é comum, quando um determinado projeto é excepcionalmente bom que tenha uma vida longa.
FICHA TÉCNICA
- Tipo: Metralhadora de uso geral
- Sistema de operação: Operação a gás com ferrolho aberto.
- Calibre: 7,62 X 51 mm.
- Carregador: Cinta M13 de elos desintegrável ou cinta não desintegrável DM-1 para 50 munições.
- Peso: 11,8 Kg (sem bipé).
- Comprimento Total: 1,26 m.
- Comprimento do Cano: 24,8 polegadas (630 mm).
- Miras: Massa fixa: Alça e massa regulável com posição que varia de 200 a 800 metros.
- Velocidade na Boca do Cano: 840 m/seg.
- Cadência de tiro: Regulável entre 650 a 1000 tiros/ min.