A HK416 é uma arma icônica por si só. Ela já apareceu em mais filmes do que você pode contar e tem sido usada em campos de batalha do mundo real ao redor do mundo todo, onde quer que haja conflitos armados.
No terceiro andar do edifício principal onde os SEALs tinham atacado, encontraram um homem “usando a túnica folgada local” que não era outro senão Osama Bin Laden, um homem condenado por múltiplos ataques criminosos e terroristas, incluindo o 9 de Setembro. 11 Ataque que deixou mais de 2.000 mortos e 6.000 feridos. Um Point Man, que se diz ser Rob O’Neil, apontou sua carabina HK-416 enquanto apertava o gatilho, encerrando a operação e a caça ao homem.
A carabina HK-416 está um nível à frente da família de armas padrão AR-15, introduzida por Eugene Stoner no final dos anos 1950. O HK-416 foi introduzido pela Heckler & Koch, empresa alemã de fabricação de defesa, em 2004 e, desde então, tornou-se um nicho e um equipamento militar de primeira linha para muitas das forças de operações especiais de nível 1 em todo o mundo, sendo conhecido por sua confiabilidade. , precisão e compatibilidade que superam em muito o AR-15 e seus derivados, como os militares M16 e M4.
O HK416 (inicialmente chamado HKM4) é um fuzil de assalto projetado para ser uma versão melhorada da carabina M4, a qual era basicamente a única opção dos operadores americanos existentes entre os fuzis M16 e as submetralhadoras HKMP5, com disparo menos potente com munição 9x19mm Parabellum.
O projeto era chamado de HKM4, mas acabou sendo mudado devido a uma ação legal levada a cabo pela Colt Defense. O fuzil foi testado pelo Exército dos Estados Unidos e por algumas unidades das forças armadas de outros países, sendo adotado por algumas delas, destacando-se a Noruega que equipou praticamente toda sua infantaria com o variante HK416N e o JSOC americano, que por sua vez equipou-se em maior parte com o D10.5RS.
O HK416 está disponível apenas para uso por governos e para uso militar, porém já estão disponíveis duas versões semiautomáticas, o HK MR556A1 (calibre 5,56 x 45 mm NATO) e o HK MR762A1 (calibre 7,62 x 51mm NATO), ambas visando o mercado civil norte-americano.
A Heckler & Koch projetou especificamente seu HK416 para atender às demandas das forças armadas de elite dos Estados Unidos. O desenvolvimento começou na década de 1990 e, em 2004, substituiu os M4 transportados pela Delta Force. A aparição mais famosa da arma de fogo até agora foi provavelmente em 2011 com o SEAL Team 6, quando o complexo de Osama bin Laden foi invadido com sucesso.
Outras nações adotaram a arma – ou uma das suas muitas variações – para utilização por membros selecionados das suas forças armadas. É mais compacto do que o M4 no qual se baseia em grande parte, ao mesmo tempo que proporciona desgaste reduzido dos componentes, maior confiabilidade, precisão invejável e a capacidade de disparar tiros totalmente automáticos.
É operado a gás e compartimentado em 5,56 mm NATO, mas opera em um sistema de pistão de curso curto semelhante ao empregado pelo H&K G36 . Em 2010, o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA anunciou que estava adotando o HK416 como seu rifle automático de infantaria. A arma de fogo recebeu o rótulo militar M27 , e a filial assinou um contrato integral com a Heckler & Koch no ano seguinte.
As autoridades policiais e militares podem encomendar um HK416 A5 novo e aprimorado da Heckler & Koch. Possui um regulador de gás sem ferramentas, operação ambidestra completa e compatibilidade otimizada do magazine. A arma de fogo está disponível com canos de 11″, 14,5″, 16″ e 20″, nas cores preta ou marrom/verde.
Não existem versões semiautomáticas novas de fábrica disponíveis comercialmente. No entanto , a Heckler & Koch introduziu uma versão rimfire (vista abaixo) de seu HK416 em 2019. Trabalhando em parceria com a Umarex , é compartimentado em .22 LR e todos os controles de tiro são idênticos ao seu irmão maior. A abordagem econômica é ideal para praticar e construir uma familiaridade íntima com o design, além de ser um ótimo complemento para a coleção de qualquer entusiasta.
O semi-automático operado por blowback vem com um cano roscado de 16,1″ com seis ranhuras, torção para a direita de 1:13,75″. Possui um protetor de mão M-Lok e receptores superiores e inferiores construídos em alumínio anodizado. As miras são dobráveis, a coronha é ajustável em seis posições e os carregadores têm um perfil que reflete os usados nas versões NATO de 5,56 mm. A capacidade é de 10 ou 20 cartuchos, dependendo do modelo selecionado. Revistas de reposição de trinta cartuchos também estão disponíveis na Heckler & Koch . O preço sugerido para um rifle longo HK416 .22 é de US$ 529.
A arma é adaptada às tarefas da infantaria, bem como aos desafios dedicados das forças especiais militares e policiais.
O HK416 é baseado no design original do sistema AR-15, mas foi maximizado em termos técnicos. Sendo um rifle de assalto comprovado em batalha, o HK416 goza de reputação dentro da aliança da OTAN como uma peça de equipamento extremamente confiável, segura e de alta precisão. A arma indireta operada a gás no calibre 5,56 mm x 45 NATO cobre distâncias efetivas de combate de aprox. 300 a 600 metros com comprimentos de cano disponíveis em 11, 14,5, 16,5 e 20 polegadas, possui uma interface padrão de lançador de granadas de 40 mm montada abaixo e recursos especiais dependentes de configuração para situações de combate de curto alcance e no campo de batalha. Tem boa aderência e precisão.
O design do HK416 reduz o deslocamento do cano até o raio de visão ao mirar. Além disso, o trilho NATO STANAG 4694 Picatinny completo garante que, além das miras mecânicas ou optoeletrônicas, também haja espaço suficiente para acessórios de visão noturna, dando assim ao HK416 capacidade irrestrita de combate dia/noite. Por um lado, a geometria otimizada do receptor oferece ergonomia ideal ao atirador e benefícios de manuseio, pois todos os controles relevantes para o atirador podem ser operados tanto pela direita quanto pela esquerda e podem ser alcançados rapidamente. Por outro lado, o receptor, a mecânica e a geometria do cano são tão dimensionalmente precisos que os parâmetros de precisão do HK416 estão bem acima dos de modelos comparáveis de rifle de assalto. O ajuste de gás sem ferramentas do HK416 também permite o uso de supressores de assinatura a qualquer momento. O HK416 é obrigatório para todos os soldados que desejam ter uma vantagem técnica e tática.
Em um porto seguro: Confiabilidade funcional e capacidade na praia
A confiabilidade funcional e a segurança do atirador são uma parte central e firmemente ancorada dos nossos objetivos de design. O HK416, portanto, possui um pino de disparo confiável ou segurança contra queda, é compatível com os tipos de munição da OTAN e passa no teste de obstrução do cano da OTAN de acordo com AC225/D14. A arma pode ser configurada para segurança no estado engatilhado ou desarmado a qualquer momento. O carregador alargado suporta mudanças rápidas de carregador em situações estressantes. Além disso, a compatibilidade do carregador com os carregadores M4/M16 foi otimizada. A liberação involuntária da alavanca de travamento do parafuso é evitada pela barreira de proteção do projeto do receptor. A capacidade do HK416 sobre a praia permite que forças especiais conduzam operações marítimas táticas sem restrições. Isso ocorre porque o HK416 pode ser disparado imediatamente após sair da água, se necessário.
Modificações para uma capacidade over-the-beach (OTB), tais como furos de drenagem no parafuso transportador e sistema tampão estão disponíveis para que o HK416 possa disparar sem perigo depois de submerso em água.
Um desenvolvimento evolutivo da HK416 A5 de 2012, que oferece vários recursos adicionais em comparação com os modelos anteriores, o HK416 tornou-se o modelo de aplicação militar padrão.
Detalhes do projeto
O HK416 utiliza um sistema pistão a gás de curso curto, tendo a Heckler & Koch patenteado essa tecnologia, que deriva do projeto do fuzil HK G36, diminuindo o impacto direto que é normal no sistema de gás em fuzis AR-15.
O sistema de gás HK G36 foi por sua vez derivado parcialmente da AR-18, fuzil de assalto concebido em 1963. O sistema HK utiliza um pistão de curso curto, que conduz uma haste de operação para mover o transportador do ferrolho para trás. Este projeto evita que os gases resultantes da combustão sujem o interior do mecanismo, um inconveniente com sistemas de impulso direto. A redução de calor e incrustação do transportador do ferrolho aumenta a confiabilidade da arma e amplia o intervalo entre as paradas. Ele também reduz o tempo de limpeza e a tensão sobre os componentes críticos da arma. De acordo com a H&K, “… a experiência que Heckler & Koch adquiriram durante o seu programa de melhoria da meia-idade de grandes sucessos para o exército britânico, como o rifle de assalto SA80, foi o que permitiu criar o HK416“.
O HK416 é equipado com um guarda-mão com trilhos Picatinny MIL-STD-1913 em todos os quatro lados (quad-rail). Isso permite que a maioria dos acessórios táticos atuais para armas tipo M4/M16 possam ser acoplados ao HK416.
Os trilhos do guarda-mão podem ser instalados e removidos sem o uso de ferramentas especiais, utilizando o parafuso de ressalto de bloqueio como uma chave de fenda. O guarda-mão é “flutuante” e não entra em contato com o cano, melhorando a precisão.
O HK416 tem uma coronha retrátil ajustável, oferecendo 6 diferentes comprimentos ao puxar. A almofada de ombro pode ser convexa ou côncava e a culatra tem um espaço vazio de armazenamento para acessórios de manutenção, peças de baterias elétricas ou outros pequenos itens do kit.
A Delta Force substituiu suas carabinas M-4 pelos HK416 em 2004, depois que os testes revelaram que o sistema operacional do pistão reduz significativamente problemas de funcionamento, aumentando a vida útil das peças. O HK416 foi testado pelos militares dos Estados Unidos e está em uso com unidades policiais e unidades de operações especiais. Além disso o modelo HK416N foi adotado como o padrão das Forças Armadas da Noruega. Uma variante modificada foi submetida a testes pelo USMC como M27 Infantry Automatic Rifle.
O gatilho é de 34N (3,365 kgf), o peso do carregador STANAG vazio é de 250 g (8,8 oz). O cano do HK416 é feito de aço cromado forjado a frio com uma vida útil de 20.000 disparos e apresenta 6 raias de 178 mm (7 in) em sentido horário. O processo de forjamento a frio produz um cano mais resistente para uma maior segurança no caso de uma obstrução do cano ou para sessões de tiro prolongados. Modificações para uma capacidade over-the-beach (OTB), tais como furos de drenagem no parafuso transportador e sistema tampão estão disponíveis para que o HK416 possa disparar sem perigo depois de submerso em água.
Depois que o Corpo de Fuzileiros Navais Operacional realizou uma rodada supervisionada de testes em MCAGCC Twentynine Palms, Fort McCoy e Camp Shelby (para pó, tempo frio e tempo quente, respectivamente).
HK416
Tipo: Fuzil de Assalto, Carabina, IAR, DMR, PDW, Carabina semiautomática.
Local de origem: Alemanha
História operacional
Em serviço: 2004-presente
Guerras
Guerra do Afeganistão
Guerra do Iraque
Conflito no norte do Mali
Guerra ao Terror ( 2001-presente)
Histórico de produção
Criador: Ernst Mauch
Data de criação: 2004
Fabricante: Heckler & Koch GmbH
Custo unitário: USD $2.700,00
Período de produção: 2004-presente
Variantes: HK416C, D10RS, D14.5RS, D16.5RS, D20RS, HK417 (7,62 mm OTAN), M27 Infantry Automatic Rifle, HK416 A5 (11″, 14.5, 16.5, 20) e Hk G28 (7,62 mm OTAN) e// Hk MR556A1 (Modelo semiautomático projetado para o mercado civil americano)
Especificações
Peso:
HK416C: 2.950 kg
D10.5RS: 3.020 kg
D14.5RS: 3.490 kg
D16.5RS: 3.560 kg
D20RS: 3.855 kg
M27 IAR: 3.600 kg
Comprimento: HK416C: 690 mm coronha estendida / 560 mm coronha retraída
D10RS: 797 mm coronha estendida / 701 mm coronha retraída D14.5RS: 900 mm coronha estendida / 804 mm coronha retraída D16.5RS: 951 mm coronha estendida / 855 mm coronha retraída D20RS: 1,037 mm coronha estendida / 941 mm coronha retraída M27 IAR: 940 mm coronha estendida / 840 mm coronha retraída
Largura: 78 mm
Altura: HK416C: 236 mm
HK416 e M27 IAR: 240 mm
Cartucho:
Principais: Hk Magazine 10, 20 e 30 munições, STANAG de 20, 30, 40 ou 50 munições, Magpul EMAG e BETA C-Mag
Calibre: 5,56 × 45mm OTAN
Ação: Pistão à gás de curso-curto, ferrolho rotativo
Cadência de tiro: 700-900 tpm HK416 e 850 tpm HK416 A5
Velocidade de saída: Varia de acordo com o comprimento do cano:
788 m/s (10.4″), 882 m/s (14.5″), 890 m/s (16.5″) e 917 m/s (20″)
Alcance efetivo: 300m (modelo 11″)
Alcance máximo: 400m (modelo 11″)
Mira: Alça/ massa de mira de polímero ou metal, fixas ou dobráveis. Trilhos Picatinny para miras opcionais.
Fontes:
https://www.americanrifleman.org/
https://www.heckler-koch.com/en/
https://www.popularmechanics.com/military/weapons/g536/face-time-with-the-hk416-the-gun-that-killed-bin-laden/?
https://defence.in/threads/hk-416-the-gun-that-killed-bin-laden.828/