A Força Aérea Brasileira abriu nesta sexta-feira, 05, o prazo de inscrições para quem deseja seguir carreira como um Oficial de Infantaria.
Mas você sabe o que faz esse militar? Confira a seguir:
Infantaria: o que é e o que faz
Basicamente, o principal objetivo da Infantaria nas Forças Armadas é proteger e manter o território.
Os militares que atuam nessa área são aqueles que estão na linha de frente de um combate e convocados para defender a soberania nacional.
Inclusive, vale destacar, que a infantaria é uma das mais antigas armas de guerra que existe na humanidade.
Com ela, o país ataca, se defende, patrulha e escolta.
Papel da Infantaria na Aeronáutica
Os oficiais de infantaria da Aeronáutica, por sua vez, desempenham um papel fundamental na proteção e segurança das instalações e operações terrestres da Força Aérea Brasileira (FAB), podendo incluir a proteção de pistas de pouso e decolagem, hangares, depósitos de suprimentos e outras áreas estratégicas das bases aéreas brasileiras.
Os oficiais de infantaria são treinados para garantir que essas instalações estejam seguras contra ameaças internas e externas, incluindo sabotagem, terrorismo e intrusões não autorizadas.
Além disso, os oficiais de infantaria da Aeronáutica podem ser convocados para participar de operações de defesa aérea, envolvendo a proteção do espaço aéreo brasileiro contra ameaças como aeronaves hostis ou drones não autorizados. Eles também são responsáveis por monitorar o espaço aéreo, identificar potenciais ameaças e, se necessário, tomar medidas para neutralizá-las.
Em situações de combate ou crises, os oficiais de infantaria da Aeronáutica são convocados para liderar tropas em operações terrestres, trabalhando em estreita colaboração com outras unidades das Forças Armadas para garantir a segurança e o sucesso das operações conjuntas.
Cabe destacar ainda que os oficiais de infantaria da Aeronáutica também desempenham um papel importante em operações de resgate e evacuação, sendo treinados em técnicas de sobrevivência e resgate em áreas de difícil acesso, de modo a estarem sempre a postos em situações de resgates, como desastres naturais ou acidentes.
Inscrições abertas para Oficiais de Infantaria
A Aeronáutica recebe até o dia 22 de abril as inscrições para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria destinado ao ano de 2025.
Portanto, além da Infantaria, outras áreas também receberão inscrições.
Para se inscrever, o candidato deve ter nível médio completo e idade entre 17 e 23 anos. As inscrições devem ser realizadas pelo site As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico https://www.fab.mil.br/ingresso/.