Já é terça-feira, 16 de abril, no território palestino e em Israel. Abaixo, os principais assuntos das últimas 24 horas relacionados a região:
- O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, apelou à comunidade internacional para “manter-se unida na resistência a esta agressão iraniana” após os ataques retaliatórios do Irã contra Israel no fim de semana.
- No entanto, de acordo com o porta-voz do exército iraniano, “qualquer agressão de Israel ou dos seus apoiadores terá uma resposta mais forte do que antes”.
- O responsável político do Hamas, Ezzat El-Reshiq, diz que um cessar-fogo permanente é sobretudo a única garantia que o povo palestino tem contra os “massacres” em curso em Israel. No entanto, El-Reshiq diz que Israel só quer um “acordo temporário”.
- Por sua vez, o exército israelense renovou seus avisos aos palestinos para não regressarem ao norte de Gaza. A declaração acontece um dia depois de forças israelenses terem aberto fogo contra civis que tentavam voltar pra casa.
- O chefe militar de Israel, Herzi Halevi, disse aos soldados que o ataque do Irã ao país “terá uma resposta”.
- De acordo com o porta-voz do exército iraniano, “não pretendemos expandir a guerra , mas cortaremos todas as mãos que atacarem o nosso país”.
Fim da Matéria