Durante uma cúpula da União Europeia em Bruxelas, os líderes da União Europeia concordaram em impor novas sanções aos fabricantes iranianos de drones e mísseis, de acordo com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. Michel explicou aos jornalistas que as sanções visam atingir sobretudo as empresas envolvidas na produção desses equipamentos.
Além disso, Michel destacou que as novas sanções representam um sinal claro da posição da UE.
Em 2022, o Irã teve a 34ª maior despesa militar do mundo, de acordo com dados do Instituto Internacional de Pesquisa da Paz de Estocolmo (SIPRI).
Estados Unidos também anunciam novas sanções
A Casa Branca anunciou que em breve será divulgada uma nova rodada de sanções contra o Irã. De acordo com o professor Mohamad Elmasry, do Instituto de Pós-Graduação de Doha, a postura dos Estados Unidos e seus aliados em relação ao ataque israelense ao consulado iraniano em Damasco, capital síria, no entanto, é curiosa. Elmasry expressou fascínio pelo fato de que esses países se recusaram a condenar ou até mesmo reconhecer o ataque. Ao mesmo tempo, destacou o professor, os mesmos países atribuem toda a culpa ao Irã, que estaria em sua visão apenas retaliando.
Posteriormente, o professor observou que essa abordagem reflete a política externa dos EUA e sugeriu que mais disso pode ocorrer no futuro.