Abdallah al-Dardari, diretor do escritório regional para os estados árabes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), fez declarações polêmicas nesta quinta-feira. De acordo com o diretor, o nível de destruição em Gaza é o maior desde Segunda Guerra Mundial. Segundo o al-Dardari, a reconstrução pós-guerra poderia custar até 50 bilhões de dólares.
“Não vemos nada assim desde 1945”, disse Abdallah al-Dardari, durante uma coletiva de imprensa online. “Essa intensidade, em tão pouco tempo e a enorme escala de destruição”, acrescentou.
Terroristas iraquianos reivindicam ataque com mísseis a Tel Aviv
A Resistência Islâmica no Iraque, um grupo armado alinhado com o Irã, declarou ter lançado vários mísseis de cruzeiro contra Israel nesta quinta-feira, de acordo com a agência de notícias Reuters.
Uma fonte do grupo disse à Reuters que mísseis de cruzeiro do tipo al-Arqab foram disparados contra a cidade de Tel Aviv pela primeira vez. Israel ainda não comentou o ataque.
Últimas notícias da guerra
Já é sexta-feira, dia 03 de maio, na Faixa de Gaza. Confira os acontecimentos mais importantes do último dia:
- O Hamas disse que estuda as propostas de cessar-fogo israelenses com um “espírito positivo”. De acordo com um porta-voz, o grupo enviará uma delegação ao Egito pra tratar do assunto. Israel, no entanto, eitera que atacará Rafah, na Faixa de Gaza, de qualquer maneira.
- A Turquia interrompeu todas as exportações e importações para Israel devido ao “agravamento da tragédia humanitária” na região.
- Senadores democratas e republicanos dos EUA realizaram uma reunião virtual com altos funcionários do Tribunal Penal Internacional sobre possíveis mandados de prisão para altos funcionários israelenses, informa o site de notícias Axios.
- Protestos liderados por estudantes espalharam-se pelo Canadá, onde foram erguidos acampamentos na Universidade de Toronto e na Universidade McGill em Montreal, entre outros campi.