Em 19 de junho de 2024 a Revista Sociedade Militar encaminhou e-mail para a Marinha do Brasil, o objetivo foi obter a palavra da força naval sobre uma polêmica visita de veteranos para um aniversário de 40 anos de turma na Escola de Aprendizes Marinheiros de Recife. Até o momento da edição desse artigo a Marinha do Brasil não havia se manifestado sobre a visita dos militares à instituição de ensino. A marinha do Brasil é comandada pelo Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.
Os miliatres têm cópia com recibo de documento de agendamento para a visita
Mesmo tendo encaminhado com antecedência um documento agendando a visita, os militares alegam que não foram recebidos na escola, que o comandante da Organização Militar, que reside no local, não apareceu para cumprimentá-los e que nem mesmo água foi oferecida. Um dos militares que participou da visita, hoje oficial de outra instituição militar, disse que lamenta muito e menciona que na Aeronáutica os militares graduados são recebidos com honras na festa anual de aniversário das turmas de ingresso na força.
“na Força Aérea todo ano evento semelhante acontece nas escolas de formação e o tratamento ao veterano é muito valorizado, com formatura da escola e recepção do comando”
Abaixo a solicitação de informações encaminhada pela Revista Sociedade Militar para o Gabinete do Comandante da Marinha com cópia para a Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco.