Com baixo orçamento, a Força Aérea Brasileira está de olho em 24 caças usados modelo F-16 dos Estados Unidos.
A informação é do site americano Janes, especializado na área de defesa. De acordo com o site, os caças seriam uma opção bem mais rentável ao governo brasileiro, especialmente quando comparados com os modelos suecos Gripen, aos quais o governo recentemente demonstrou interesse em realizar um segundo lote de compras.
O Brasil comprou 36 caças Gripen da empresa sueca Saab, sendo que 15 desses estão sendo montados em parceria com a Embraer.
Só para ter uma ideia, recentemente a Argentina comprou 24 caças F-16 da Dinamarca a um custo de US$ 300 milhões, já incluindo as peças de reposição, treinamento e armamentos.
Comparativamente, o valor é bem menor do que os US$ 5,4 bilhões referentes ao contrato assinado pelo Brasil em 2014 para a compra dos Gripen.
A decisão da FAB deve ser tomada no final deste ano. Com isso, os modelos usados atualmente (AMXs e F-5) serão aposentados definitivamente até 2029.
F-16 é o mais popular do Ocidente
O caça F-16 é o mais popular entre as aeronaves de combate utilizadas no mundo, em especial no Ocidente.
Contudo, em termos de tecnologia, o modelo da Saab acaba passando na frente, mesmo assim ele é menos utilizado. Atualmente apenas a África do Sul, a Tailândia, o Brasil e a própria Suécia utilizam a aeronave.