A Ucrânia deve receber nos próximos dias os primeiros caças F-16 fornecidas pela Europa. A expectativa é que as aeronaves cheguem em solo ucraniano entre o final de junho a julho.
No entanto, o Brigadeiro General Ucraniano Serhiy Holubtsov, Chefe da Aviação da Força Aérea Ucraniana, confirmou em entrevista que a Ucrânia manterá alguns de seus F-16 em bases fora do país.
Apesar de não ter sido revelado quantos caças serão enviados ao país, a estimativa é pequena. Segundo informações do blog Oryx, foram prometidos cerca de 95 modelos F-16.
O número, entretanto, inclui aeronaves antigas e outras não funcionais entregues como peças sobressalentes.
Como efeito de comparação, a Força Aérea dos EUA aposentará 93 F-15 e F-16 até 2025, número praticamente idêntico de aeronaves que serão destinadas a Ucrânia.
Ucrânia destinará F-16 para outros países
Como parte de uma estratégia militar, o Chefe da Aviação Ucraniana confirmou que alguns dos F-16 serão enviados a outros países. “Serão a nossa reserva em caso de necessidade de substituição de aviões defeituosos durante a manutenção de rotina ”, disse o general Holubtsov.
Vale destacar que a decisão de manter caças em países terceiros surge no mesmo momento em que os esforços ucranianos para destruir os meios de defesa aérea russos no país parecem ganhar força.
Inclusive, especula-se que a destruição dos sistemas S-300/S-400 da Rússia é um preparativo para que os F-16 ataquem a Crimeia ocupada.
Contudo, ainda não está claro quais são os países que irão receber os F-16 ucranianos, mas acredita-se que a Polónia e a Roménia façam essa ponte.
Para Preston Stewart, ex-oficial do exército dos EUA, a Ucrânia dificilmente utilizaria bases estrangeiras operacionalmente com o objetivo de atacar alvos russos. A situação mais provável é que os caças sejam mantidos em outros territórios para casos de manutenção ou para quando não estivessem em uso.
Outro motivo que sinalizaria o envio dos caças para outros países é o baixo número de pilotos ucranianos treinados para esse tipo de aeronave.
A Força Aérea Ucraniana inclusive citou que o país terá mais aviões, assim que tiver mais pilotos.
França também irá enviar caças à Ucrânia
A França também anunciou que irá enviar caças para a Ucrânia até o final deste ano. Apesar de ainda não ter um número certo, serão aeronaves do modelo Mirage 2000-5.
Vale destacar que antes da França fazer esse comunicado, a Suécia informou que estava suspendendo os planos de enviar Gripens suecos à Ucrânia para que pudesse se concentrar apenas no F-16.
Com informações do site Simple Flying.